Terminal Santo André, da EMTU, recebe ação para conscientizar sobre o câncer de mama_x000D_ _x000D_
Evento vai mostrar a importância da prevenção; passageiras poderão aprender a identificar possíveis nódulos pelo tato
- Data: 03/02/2023 08:02
- Alterado: 03/02/2023 08:02
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Terminal Santo André
Crédito:Divulgação
Nesta sexta-feira (03), no Terminal Metropolitano Santo André, a EMTU, em parceria com a ONG Viva Melhor, realizará uma ação voltada à conscientização do câncer de mama, lembrando o Dia Mundial contra o Câncer, celebrado em 04 de fevereiro.
O evento incluirá conversas com passageiras a respeito da prevenção do câncer de mama, além da distribuição de folders e a apresentação de uma mamamiga, modelo feito de silicone e esponja que reproduz uma mama verdadeira e possibilita identificar possíveis nódulos por meio do tato.
O câncer de mama se desenvolve na formação de células que compõem o tecido humano. No processo de substituição, células anormais acabam crescendo e formam um nódulo, que pode ser diagnosticado como tumor benigno e maligno.
No ano de 2022, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 66 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Para este ano, a estimativa é que os casos cresçam 12%, alcançando 73 mil mulheres no Brasil.
ONG Viva Melhor – Localizada em Santo André, na região do Grande ABC Paulista, a Viva Melhor atende pacientes de diferentes regiões e tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama. Por meio de reuniões, palestras, caminhadas e outras atividades, a associação realiza um trabalho de conscientização na sociedade sobre a importância de realizar os exames periódicos como prevenção da doença. Além disso, oferece atendimento voltado à assistência da mulher com câncer, desde o acompanhamento psicológico e orientação no tratamento até a doação de próteses.