Campanha de reciclagem distribui prêmios a moradores de Santo André
Semasa e ONG Espaço Urbano entregaram objetos e utensílios domésticos a pessoas que juntaram embalagens longa vida, contribuindo para a coleta seletiva
- Data: 10/03/2023 19:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação/ Semasa
Munícipes de Santo André que participaram da campanha Santo André Joga Limpo, cujo princípio foi juntar embalagens longa vida (tipo Tetra Pak) para trocar por prêmios, estão sendo beneficiadas com a entrega de diversos objetos e utensílios domésticos. Em evento realizado nessa quinta-feira (9), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a ONG Espaço Urbano já entregaram 14 prêmios, dentre eles seis kits com bolsa e materiais de escritório, três jogos de copos, dois liquidificadores, duas assadeiras e um jogo de facas. Ao todo, serão distribuídos 24 brindes.
Foram arrecadadas 7.045 embalagens, culminando em um acréscimo de mais de 350 quilos de resíduos para ampliar a renda dos profissionais que trabalham nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André. Em todo o ano de 2022, a Coopcicla e a Cidade Limpa comercializaram 148.100 quilos de embalagens longa vida.
A campanha iniciou em novembro do ano passado pelo Semasa e a ONG Espaço Urbano, por meio do projeto Recicla Santo André, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Esta é mais uma importante ação para incentivar a população a aderir à coleta seletiva no município. Já temos os programas Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos, e Moeda Pet, que oferta ração para cães e gatos com a entrega de garrafas PET. Ao reciclar, diminuímos a quantidade de resíduos que vai para o aterro, economizamos recursos naturais e ainda geramos emprego e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.
A cada 20 embalagens longa viva que foram entregues em Estações de Coleta e em pontos de troca do Moeda Verde, os participantes receberam um carimbo na cartela que foi disponibilizada para controle. Quem levou o maior número de materiais ganhou o prêmio de valor mais alto.
Moradora da Vila Guiomar, Márcia Cristina Souza da Silva, de 55 anos, foi uma das que mais juntaram as embalagens. “Quando surgiu a oportunidade de ganhar um prêmio e ajudar a natureza, pedi para as pessoas me ajudarem a juntar caixinhas. Não esperava que ia receber a assadeira. Vou usar bastante, pois faço muita torta, bolo, batata-doce”, comemora a moradora. Além de aderir à campanha, ela já participa do programa Moeda Verde na comunidade Tamarutaca, que fica no seu bairro.
Por meio da campanha Santo André Joga Limpo, o Semasa e a ONG Espaço Urbano também vão destinar ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, duas casinhas para cachorro que foram feitas a partir do reaproveitamento das embalagens.