Estudo avalia comportamento sustentável de discentes do ensino superior

Pesquisa de doutorado da USCS envolveu participantes da Alemanha, do Brasil, da Espanha e dos Estados Unidos

  • Data: 07/02/2023 11:02
  • Alterado: 07/02/2023 11:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: USCS
Estudo avalia comportamento sustentável de discentes do ensino superior

Campus Conceição da USCS

Crédito:Divulgação

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Mensurar comportamento sustentável autorreferido dos discentes das instituições de ensino superior signatárias e não signatárias ao Principles for Responsible Management Education (PRME)  foi o objetivo da tese de doutoramento da pesquisadora Aline Bento Ambrósio Avelar, do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração) da USCS. Comportamento sustentável autorreferido é entendido como a tendência do aluno se envolver em comportamento a favor ou contra a atitude ambiental, atitude social e atitude econômica. Já a PRME é uma plataforma para elevar o perfil da sustentabilidade em escolas ao redor do mundo, que equipa os estudantes de hoje com a compreensão e a capacidade de promover mudanças amanhã. A PRME dispõe de seis princípios para estimular e apoiar a educação, a investigação, a inovação e o empreendedorismo na área da gestão responsável, com base no tripé: Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Estes princípios visam dar suporte e estimular a gestão responsável, a saber: Propósito, Valores, Método, Pesquisa, Parcerias e Diálogo. 

Segundo Aline Bento Ambrósio Avelar, existe o anseio de que as Instituições de Ensino Superior (IES) formem gestores responsáveis, que disponham de conhecimento e habilidades necessários para colocar a sustentabilidade no centro de suas atividades, a fim de criar valor para o negócio, a sociedade e o meio ambiente ao mesmo tempo. “Com o objetivo de nortear educadores das IES no avanço de soluções para questões complexas e desafiadoras para que futuros tomadores de decisão realizem gestão responsável, em 2007, sob a coordenação do Pacto Global, da ONU (Organização das Nações Unidas) e de instituições acadêmicas, foi lançada uma plataforma global para elevar o perfil de sustentabilidade das IES que se tornarem signatárias ao Principles for Responsible Management Education (PRME)”, explica a pesquisadora. 

A tese de Aline acrescenta que a Comissão Brundtland, em 1987, definiu que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. A sustentabilidade contempla três pilares, conhecidos como Triple Bottom Line, a saber: ambiental, econômico e social. “Assim, a sustentabilidade ambiental é entendida como a redução do processamento de material, que por consequência pode mitigar a pressão sobre os sistemas naturais. Enquanto a sustentabilidade econômica se refere a manutenção de capital natural, a sustentabilidade social é entendida como sendo busca homogeneidade social, a fim de reduzir as disparidades desta”, conta a aluna do PPGA-USCS. 

A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira fase do estudo foi qualitativa, por objetivar explorar o tema para compreendê-lo em sua totalidade, por meio de dois estudos bibliométricos, uma análise documental e de entrevistas foram realizadas com os responsáveis pelo PRME das IES signatárias brasileiras. O objetivo das entrevistas foi de entender como o PRME pode contribuir para elevar o perfil da sustentabilidade em suas IESs signatárias. Já a segunda etapa envolveu a aplicação de questionário a discentes de quatro países (Alemanha, Brasil, Espanha e Estados Unidos), num total de 759 respondentes.

Entre os achados da pesquisa de Aline, os respondentes, em sua maioria, identificaram, demonstraram ou até mesmo mensuram que a educação é a base para o desenvolvimento sustentável e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Discorreram, também, sobre como a implementação dos ODSs ocorre em ambientes onde a educação foi utilizada como centro da estratégia para tanto. O estudo ressaltou ainda a necessidade de uma perspectiva transdisciplinar para sustentabilidade, e da construção do conhecimento de forma prática e transformadora, a fim de estimular os discentes a serem tomador de decisões sustentáveis. “Porém, tanto os discentes de IES signatárias, quanto da não signatárias, observa-se que há a necessidade de estimular os educadores e os discentes a se engajarem em pesquisas relacionadas aos ODS, promoção de projetos de extensão que tenham como enfoque os ganhos sustentáveis para a sociedade, bem como atuar junto à comunidade local, regional, nacional e mundial, a fim de alcançar o equilíbrio entre as dimensões da sustentabilidade, principalmente a dimensão social e ambiental”, avalia a pesquisadora. 

A tese de doutoramento de Aline Bento Ambrósio Avelar teve orientação do Prof. Dr. Milton Carlos Farina, da USCS . Para o orientador, “a pesquisa se destaca porque trata do comportamento sustentável que pode ser aplicado e avaliado com base na escala resultante do trabalho de pesquisa realizado pela Aline Bento e pelo fato da pesquisa ter sido realizada em nível internacional. Esse fato é de importância para as instituições tanto signatárias quanto não signatárias para avaliarem se suas ações de sustentabilidade junto aos alunos estão sendo efetivas ou se necessitam de acertos e correções”, explica Farina. 

O acesso à íntegra da tese de doutorado de Aline Bento Ambrósio Avelar pode ser feito no link: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/631.

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  • Data: 07/02/2023 11:02
  • Alterado:07/02/2023 11:02
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  • Fonte: USCS









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