Santo André oferece tratamento para pacientes com dor nos músculos da face
Atendimento será por meio das unidades básicas de saúde e começa nesta sexta-feira
- Data: 15/03/2023 10:03
- Alterado: 31/08/2023 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
tratamento para pacientes com dor nos músculos da face
Crédito:Alex Cavanha/PSA
As unidades básicas de saúde de Santo André passam a oferecer a partir desta sexta-feira (17) suporte para pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM), uma das dores orofaciais mais comuns, resultado de inflamação e dores que podem aparecer nos músculos da mastigação e na Articulação Temporomandibular (ATM), que liga a cabeça da mandíbula à base do crânio. Após uma primeira avaliação na unidade, os munícipes serão encaminhados para diagnóstico no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Centro.
O atendimento no CEO será feito por odontologista especializado, que vai verificar o tratamento mais adequado para cada caso e o grau de comprometimento. Os pacientes também serão inseridos no Grupo de Dor Crônica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que será realizado todas as sextas-feiras, das 11h às 13h, no Caps III (Rua General Glicério, 527 – Centro). Neste espaço são ofertados acupunturas, auriculoterapia, exercícios faciais e relaxamento.
“Estamos retomando um projeto muito importante para as pessoas que sofrem com a DTM. Sabemos como essa dor incomoda e limita os movimentos dos pacientes e, por isso, criamos um fluxo na Atenção Básica, em parceria com o CEO, para dar um suporte a essas pessoas e contribuir para que tenham uma melhor qualidade de vida”, explica a diretora da Atenção Básica, Nalva Chiafarelo.
As pessoas que sofrem de dores musculares ao mastigar devem procurar a unidade básica de saúde mais perto da residência e passar pela avaliação inicial. O horário de atendimento das 34 unidades básicas é de segunda a sexta, das 8h às 17h.