GSH Banco de Sangue de Santo André está em estado de alerta e convoca doadores
A instituição atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim
- Data: 18/10/2023 14:10
- Alterado: 18/10/2023 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: GSH Banco de Sangue
GSH Banco de Sangue de Santo André
Crédito:Divulgação
Nesta semana pós-feriado os estoques sanguíneos do O GSH Banco de Sangue de Santo André estão 80% abaixo do ideal, o que proporciona uma cobertura de apenas 5 dias, quando o ideal são 18 para que se possa atender com conforto às demandas dos hospitais. Essa situação é considerada crítica, sob o risco de faltarem hemocomponentes.
Diante desse cenário, a instituição faz um apelo para que a população doe sangue, um ato rápido, que dura cerca de 40 minutos (todo o procedimento), indolor e de solidariedade ao próximo.
“Estamos recebendo apenas cerca de 10 doações por dia, porém, precisamos de 50 coletas diárias, para termos um equilíbrio ante as demandas que aumentaram devido, principalmente, aos acidentes nas estradas no feriado”, explica Genésio Mesquita, líder de captação do banco de sangue.
De acordo com Genésio, é justamente neste momento que as doações de sangue sofrem uma baixa considerável, pois muitos doadores viajam. Sem contar que, com a instabilidade climática (chuvas, temperatura variando entre picos de calor e quedas), as pessoas ficam mais gripadas, os que as tornam inaptas temporariamente para doar.
A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. O GSH Banco de Sangue de Santo André atende a mais de 26 hospitais da região.
A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.