GCM de Santo André recebe novo armamento para reforçar segurança da população
Equipamentos serão utilizados no fortalecimento das ações táticas da corporação
- Data: 09/02/2023 19:02
- Alterado: 09/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Alex Cavanha / PSA
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, recebeu 21 novas pistolas nesta quinta-feira (9) para equipar a Guarda Civil Municipal (GCM) e reforçar o combate à criminalidade. A cerimônia de entrega do armamento ocorreu no Centro de Operações Integradas (COI).
“Nosso programa de investimento no combate à criminalidade é permanente, fazemos um trabalho constante e incansável em valorizar os nossos profissionais. Desde o estatuto da GCM, com valorização real do salário e plano de carreira, novos uniformes e viaturas. Com isso, os resultados chegam ao cidadão, proporcionando mais segurança para a nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Serra.
As novas armas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar federal no valor de R$ 90 mil destinada ao município no ano passado.
Santo André realiza renovação constante do armamento da Guarda Civil Municipal. Em 2022, a cidade recebeu 100 pistolas lotadas anteriormente na Polícia Civil e doadas pelo Governo do Estado e que passaram a incorporar o armamento balístico da GCM, além de outras 26 pistolas adquiridas também por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar federal.
O prefeito Paulo Serra destacou ainda que é necessária uma mudança na legislação para que o trabalho das polícias seja mais efetivo.
“Hoje a questão do roubo e furto é o que mais gera apreensão da população. A gente sabe, por exemplo, que o roubo de celulares tem, infelizmente, um mercado, e vamos reforçar a nossa luta no município para que este novo Congresso Nacional, com novos deputados, tenha o compromisso forte de rever a Lei de Execução Penal. As polícias nunca prenderam tanto, nunca se teve tanta inteligência e, mesmo assim, a sensação de insegurança aumentou em todo o país”, lamentou o prefeito.
A GCM de Santo André atua fortemente no combate ao crime. Em 2022 foram realizadas 2.146 operações policiais, atendidas 11.556 ocorrências, efetuadas 125 prisões e feitas 4.153 apreensões de entorpecentes. Foram atendidas 168 ocorrências exclusivamente pela Patrulha Maria da Penha, para mulheres cadastradas neste programa e que contam com medidas protetivas vigentes.