Escola de São Caetano recebe palestrante internacional para capacitar professores
Eugenia Trigo Aza palestrou para os professores do Fundamental I e II, no âmbito das atividades pedagógicas do HF
- Data: 13/02/2023 19:02
- Alterado: 13/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
Crédito:Jhonny Nogueira / PMSCS
Nesta segunda-feira (13/2), a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ângelo Raphael Pellegrino recebeu a educadora espanhola Eugenia Trigo Aza para proferir palestra sobre os desafios da educação contemporânea no mundo.
Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, e professora visitante de diversas universidades europeias e latino-americanas, Eugenia Aza também é integrante do CoMoVi (Coletivo Motricidade Vital), rede internacional de pesquisa em educação do qual também faz parte o professor Sérgio Oliveira dos Santos, docente da EMEF Pellegrino.
“A professora Eugenia reside em Galiza e veio ao Brasil para participar de um trabalho na UEPA (Universidade Estadual do Pará) como pesquisadora do CoMoVi. Como integrante desse grupo de pesquisadores, o professor Sérgio intermediou a ilustre presença da doutora em nossa escola”, afirmou a professora Alessandra de Siqueira, diretora da escola.
A palestra foi destinada aos professores do Fundamental I e II, no âmbito das atividades pedagógicas do HF (Horário de Formação). “O Horário de Formação é um momento muito importante no qual discutimos ações que visam à melhoria da atuação dos professores em sala de aula, utilizando de novas práticas pedagógicas. Neste momento também compartilhamos informações organizacionais que norteiam o dia a dia escolar”, diz a diretora.
Para a secretária de Educação, Minéa Fratelli, o HF é um momento essencial da rotina dos professores e da escola. “É a oportunidade em que juntos, professores, coordenação pedagógica, orientador e o próprio diretor, podem discutir as questões que afetam a aprendizagem. Então, é o momento de estudo, de olhar para cada um dos estudantes, de olhar para a aprendizagem da escola e de tomar decisões sobre os encaminhamentos necessários para que todos aprendam. Além disso, é um momento de fazer com que os professores possam estudar e se aprofundar em temas ou demandas específicas da escola”, destaca a secretária.