Projeto de preservação de abelhas nativas de Ribeirão Pires vai receber mais 40 colmeias

Iniciativa será destaque na TV Globo, no mês de março

  • Data: 15/02/2023 11:02
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Projeto de preservação de abelhas nativas de Ribeirão Pires vai receber mais 40 colmeias

Projeto desenvolvido na Estância visa a preservação e reprodução de espécies nativas de abelhas

Crédito:PMETRP

Você está em:

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, anunciou a ampliação do projeto Condomel, que tem como objetivo preservar e reproduzir espécies de abelhas nativas e sem ferrão da mata atlântica. Serão adquiridas mais 40 colmeias para serem instalada em diversos pontos da cidade. Hoje, a inciativa já pode ser conferida em quatro locais: Paço Municipal, Câmara Municipal, Sejel Quarta Divisão e Pomar Urbano da Santa Luzia.

“Essa iniciativa está dentro da Agenda 2030 da ONU. Vamos ampliar isso e criar ainda mais pontos pela cidade para criar os nossos jardins de mel”, comentou Guto. 

O condomínio de abelhas como é chamado, contempla insetos nativos da fauna local e que não possuem ferrão. As espécies trabalhadas pelo projeto são: Jataí, Jataí-da-Terra, Mandaçaia, Mirim-Guaçu e Mirim-Droryana. No Condomel, as abelhas vivem em casas que suprem todas as necessidades para a montagem de suas colmeias. Nestes locais, criam as suas sociedades, se desenvolvem e ajudam na polinização da fauna da Mata Atlântica.

“Estima-se que existam mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo, e dentro desse grupo existem as abelhas sociais nativas sem ferrão, que englobam aproximadamente 420 espécies no planeta, sendo que aproximadamente 350 delas são encontradas no Brasil”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Cerezoli.

Abelhas sem ferrão – De modo geral, vivem em ninhos organizados com três castas: a rainha, as operárias e os zangões. Os ninhos dessas abelhas sociais podem ser encontrados nos ocos de troncos de árvores, no chão ou muros.  Alimentam-se de néctar e pólen que trazem das flores, ao mesmo tempo que fazem o importante trabalho de polinização.

Destaque – o pioneirismo do projeto desenvolvido em Ribeirão Pires vem ganhando repercussão no Estado de São Paulo. Nesta terça-feira, dia 14, por exemplo, uma equipe de reportagem da TV Globo esteve na Estância para registrar esse trabalho. A matéria está prevista para ser veiculada no mês de março, no programa Antena Paulista.

Compartilhar:
1
Crédito:PMETRP
1
Crédito:PMETRP Projeto desenvolvido na Estância visa a preservação e reprodução de espécies nativas de abelhas

  • Data: 15/02/2023 11:02
  • Alterado:31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados