Ribeirão Pires recebe barco para fortalecer fiscalização na represa Billings
Equipamento será utilizado em fiscalizações na orla da represa e em ações contra pesca predatória
- Data: 24/03/2023 13:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Equipe recebeu o novo equipamento para ampliar o serviço de resgate nas águas e também para a fiscalização ambiental
Crédito:Gabriel Mazzo/PMETRP
A prefeitura de Ribeirão Pires recebeu nesta sexta-feira, dia 25, um reforço importante para fiscalização ambiental, um barco. O novo equipamento foi apelidado de Biguá, em homenagem a uma das aves importantes do ecossistema da Estância.
O novo veículo será utilizado na fiscalização de moradias ilegais ao longo da orla da represa Billings e também para coibir a pesca predatória na Estância. Dois agentes do Departamento possuem o Arrais (licença para pilotar barcos) e serão os pilotos da equipe para ações aquáticas.
O barco tem capacidade para sete pessoas e possui um motor de popa 75 hp, ele foi cedido pelo empresário Marcus Prado, foi reformado pela Funilaria do empresário Eliseu Quintão e a carretinha pelo empresário Clodoaldo da oficina old car, para receber as melhorias necessárias para a utilização com segurança do equipamento.
“O trabalho da nossa equipe de proteção à fauna silvestre é pioneiro, já resgatamos mais de quatro mil animais, além de ser uma peça fundamental na fiscalização da cidade. Essa aquisição é de extrema importância para conseguirmos coibir, principalmente, a pesca predatória que é algo ilegal nas imediações da cidade”, explicou a secretária da pasta, Andreza Araújo.
Pesca Predatória – Também chamada de sobrepesca, pode ser entendida como uma atividade pesqueira executada de forma desenfreada. Por esse motivo, de acordo com a lei nº6.802/22, a utilização de apetrechos de pesca como redes, tarrafas, ganchos, entre outros objetos são proibidos dentro da cidade.