Polo Cosmético de Diadema se consolida como referência na Hair Brasil 2023

Prefeitura e empresários fazem balanço positivo do modelo inovador de participação na feira

  • Data: 31/03/2023 14:03
  • Alterado: 31/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Polo Cosmético de Diadema se consolida como referência na Hair Brasil 2023

Polo Cosmético de Diadema se consolida como referência na Hair Brasil 2023

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Diadema, por meio do Polo Cosmético, esteve com um estande de negócios na 20a Hair Brasil, uma das maiores feiras de Beleza, Cabelos e Estética da América Latina. Aberto durante todo o evento, entre os dias 25 e 28 de março, o espaço abrigou produtos e serviços das empresas Avlon, Better Me, Blosson Ville, Lipson, Sun Gold e Suport Cosméticos. Por ali passaram cerca de 100 mil pessoas.

Para Paulo Barbosa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o balanço final é bem positivo. “O estande do Polo Cosmético serviu de ponto de recepção de muitos visitantes, incluindo estudantes da Florestan Fernandes, estudantes da Fatec, trabalhadores, comerciantes e empresários do setor da Beleza de Diadema, que puderam visitar a feira e conhecer um pouco do que é produzido na cidade. Também foi importante para que cada indústria pudesse mostrar seus produtos diretamente a potenciais clientes e fechar muitos negócios, alguns até de exportação. A aceitação geral foi muito grande. E isso se dá porque essas indústrias estão conectadas e em sintonia com o que quer o mercado, com produtos que misturam tecnologia, valor agregado, produtos veganos, matéria-prima biodegradável e nada de testes em animais.”

O secretário deixa claro que compartilhar e estimular essas estratégias é exatamente o propósito do Polo: “Por isso temos parcerias com a Fatec e a Unifesp, para que essa produção de conhecimento científico esteja sempre atrelada a nossas indústrias.”

O estande do Polo recebeu visitantes importantes, como representantes da CECIEx, o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, que querem uma agenda conosco; o prefeito e representantes da prefeitura de Encantado, cidade no Rio Grande do Sul que também possui um polo cosmético e pretende se espelhar no trabalho de Diadema para alavancar as indústrias de lá; o presidente do SEBRAE e o presidente da Hair Brasil, que acharam interessante esse modelo de estande coletivo representando todo um setor industrial de uma cidade. “Diadema era a única cidade com estande na feira, um modelo que a própria feira achou inovador e que será incentivado em próximas edições”, celebrou Paulo. “Estamos levando este mesmo modelo a outras feiras, ainda neste ano e no ano que vem, para mostrar o que Diadema tem de bom para o mundo. Nosso espaço foi um ótimo ponto de encontro, espaço para reuniões, vendas e fechamento de negócios e é resultado da união das indústrias do Polo Cosmético. Valeu a pena todo o esforço, todos estão saindo muito satisfeitos.”

Um dos entusiastas do modelo idealizado por Diadema foi Eder Boaro, gestor de desenvolvimento econômico da cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul: “Desde 2019, Encantado é reconhecida, até por força de lei estadual, como pólo de cosméticos. E, conhecendo o Polo Cosmético de Diadema, queremos copiar as coisas que deram certo. Na política temos que, muitas vezes, olhar um pouco pro lado em vez de criar coisas novas. Temos este exemplo fantástico de Diadema, um pólo que já está consolidado há 20 anos, e o que nós pudermos aprender com essa bonita caminhada, nós vamos levar, a fim de fortalecer nossas indústrias e até fazer uma integração com o mercado daqui.”

Boaro, que graças ao estande resolveu ir até Diadema visitar pessoalmente empresas do Polo Cosmético, como a Greentech, explicou que seu município enfrenta o desafio de ter muitas empresas com origens familiares e que, ao crescer, encontram-se agora em um momento de transição. “São empresas que sempre foram autossuficientes e que nunca precisaram de um cuidado maior da prefeitura para agregar valor para que todas pudessem se beneficiar. Seria muito interessante uma parceria entre o Polo de Encantado e o Polo de Diadema,” afirmou o gestor.

Entre os representantes das indústrias que participaram, só alegria. Alexandre Acioli, gerente de projetos da Better Me, comemorava o sucesso dessa primeira participação da empresa em feiras: “O apoio do Polo foi muito bom pra gente. Como nossa marca é muito online, nosso público não consegue visualizar ou provar o produto e aqui as pessoas podiam chegar, testar, algumas até já tinham visto na internet mas ainda não conheciam, então foi ótimo ter esse ambiente e a gente pensava que seria só isso. Mas acabamos vendendo bastante, fechamos negócios com representantes, com distribuidores e até com lojistas de salão, o que foi inovador. A gente não imaginou que haveria esse interesse, porque nossa linha não é de cabelo, é de cuidados com a pele, mas os salões nos procuraram e isso nos abriu uma nova perspectiva de negócios. O serviço prestado às indústrias pelo Polo foi ótimo, assim como o apoio que recebemos para expor, foi tudo maravilhoso. Nas próximas feiras a Better Me estará junto. Somos parceiros,” decretou.

O saldo também foi positivo para Ivan Isidio, gerente comercial da Avlon: “Foram quatro dias de busca de parcerias, de contatos, de networking, recebendo clientes e distribuidores. Foi muito importante o Polo ter trazido esse estande com as indústrias da cidade, pois quando se fala de política, as pessoas têm um certo receio. E isso mudou a visão de muita gente. Os empresários da região agora têm uma ideia diferente do incentivo que pode ser oferecido pelo Polo Cosmético, acaba sendo um retorno de todo o investimento que fazemos. Esperamos que a parceria esteja só começando e estaremos em todas as feiras que o Polo estiver.”

Para Valdir Figueiredo, da Sun Gold, o resultado foi surpreendente: “Esse novo modelo de negócios que a Prefeitura trouxe, de um estande coletivo, foi muito interessante e despertou uma nova mentalidade em todos nós, de usar um espaço como este para nossos distribuidores e representantes em outros estados. É uma ideia maravilhosa e a feira também nos surpreendeu muito, pelo fato de estarmos com um espaço tão pequeno e ter um resultado tão positivo. Vendemos produtos, fechamos negócios e estamos muito contentes com o resultado e a parceria do Polo. Com certeza estaremos juntos em muitas feiras e vamos sentar já para conversar sobre ideias futuras. Ter a Prefeitura de Diadema engajada no nosso negócio não tem preço. Só a agradecer o empenho da prefeita Patty para que tudo isso acontecesse.”

Um resultado que, por si só, paga todo o esforço da equipe da SEDET. A coordenadora do Polo Cosmético, Lucia Bueno, fez questão de ressaltar a união de forças entre as indústrias e a Prefeitura, que fez deste evento um sucesso. “A Hair Brasil é um importante espaço de networking e de intercâmbio entre os profissionais da área, permitindo a troca de conhecimentos e experiências. É também uma oportunidade única para os visitantes conhecerem de perto as inovações e tecnologias que estão em alta no mercado. Estamos muito satisfeitos por ter sido parte dessa experiência incrível e já estamos ansiosos para a FCE Cosmetique, a principal feira de cosméticos do continente. Diadema estará novamente com um estande entre os dias 13 e 15 de junho, no Expo São Paulo.”

“É uma felicidade ver o sorriso de todo mundo, todo mundo contente, feliz, com avaliações positivas,” reconheceu o secretário Paulo. “Eu não digo nem obrigado, mas parabéns a todos. Por terem acreditado neste projeto em que estamos juntos. É sempre um desafio conseguir recursos, por isso ter esse espaço para abrigar vocês é uma conquista. E o Polo Cosmético ganhou muito com a oportunidade de apresentar essa variedade de indústrias e produtos para o mundo.”

“Que essa parceria promissora seja uma constante. Que consigamos trazer novas participações, novas feiras, e que as indústrias possam expandir seus negócios, gerar mais riqueza e contratar mais trabalhadores. Esse é o círculo virtuoso que queremos, o círculo do bem. No final das contas, tudo o que fazemos é para beneficiar a população que conta com o nosso trabalho. Que a semente que estamos plantando aqui cresça, se fortaleça e seja frutífera.”

Compartilhar:
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso Polo Cosmético de Diadema se consolida como referência na Hair Brasil 2023
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso

  • Data: 31/03/2023 02:03
  • Alterado:31/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados