HMD cumpre meta com realização de 4.224 tomografias em menos de um ano
A meta foi pactuada com o governo do Japão, que doou o tomógrafo, em tempo menor do que o preconizado pelo termo de compromisso e beneficiou pacientes internados e atendidos pelo sistema
- Data: 23/02/2023 10:02
- Alterado: 23/02/2023 10:02
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Tomógrafo
Crédito:Adriana Horvath
Ter um equipamento com tecnologia de ponta para exames de imagem é importante para definir o diagnóstico sem precisar deslocar o paciente para grandes distâncias. A instalação do tomógrafo no Hospital Municipal de Diadema (HMD), em 2022, por meio de doação do governo japonês, diminuiu o tempo para diagnóstico e trouxe mais segurança na definição de conduta médica em casos de urgência e emergência atendidos no hospital.
Antônio Carlos Spindola, internado no HMD no mês de fevereiro para cuidar de uma falta de ar, precisou do exame na região do tórax para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento médico. Para o pintor, fazer a tomografia no local de internação é algo positivo. “É importante ter um aparelho perto, aqui no Hospital, porque não precisa sair daqui, ir de ambulância para outro local. É só descer o elevador e fazer o exame. É bem simples, foi tudo bem”, relatou. Ele é o paciente que realizou a 4.224ª tomografia no Hospital, o número é um marco simbólico da produção, já que no termo de compromisso pactuado entre o Japão, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), a meta deveria ser cumprida em 12 meses, ou seja, março de 2023.
“A implantação da tomografia no Hospital Municipal de Diadema trouxe, de fato, vários benefícios para os usuários, uma delas, como o Sr Antônio relatou, é facilitar o acesso de pacientes que estão internados ou em atendimento de urgência ou emergência, pois quem precisa de diagnóstico não tem mais que ser transportado para outras unidades para realizar o exame, o que agiliza muito o atendimento. Estamos satisfeitos de atingir a meta e oferecer mais recursos no atendimento da população”, afirma Marco Antônio Nadal, diretor geral do HMD.
Das 4.224 tomografias computadorizadas, as mais solicitadas foram 1.868 de crânio, 597 de abdome, 588 de pelve, 540 de tórax, 166 de face e 121 de coluna cervical.
O tomógrafo atende apenas a demanda de urgência de pacientes do Pronto Socorro Central (PSC), internados no HMD e emergências do município. Em julho, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) passou a monitorar e gerenciar integralmente as solicitações de tomografias para urgência e emergência. Já os pedidos do exame de forma eletiva, ou seja, programados e sem urgência, continuam a ser geridos pelo Departamento de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (DRAAC) e encaminhados para serviços de referência sob gestão do governo estadual.
Tomógrafo
O tomógrafo de 32 canais foi doado pelo governo japonês. O equipamento entrou em operação definitiva em junho do ano passado, no Hospital Municipal, após uma série de adaptações no hospital e treinamento da equipe. Para isso, a Administração investiu R$ 26 mil em adequações do local para instalar o aparelho, como instalação elétrica, sistema de ar condicionado e proteção radiológica da sala.
O termo de colaboração entre Diadema e Japão prevê realização de, no mínimo, 4.224 exames de urgência e emergência, em 12 meses. A produção do HMD demonstrou que a meta foi atingida e o aparelho segue em funcionamento.
Vem mais por aí
O novo secretário da saúde, José Antônio da Silva (Zé Antônio), parabenizou a equipe pela meta alcançada e fez questão de destacar que a gestão vai intensificar nesse ano as ações para melhorar a infraestrutura do prédio atual do HMD. “Fiz uma vistoria no hospital na semana passada por orientação do nosso prefeito Filippi com o objetivo de dialogar com os trabalhadores para juntos pensarmos em melhorias para o hospital que beneficiem tanto os servidores como os munícipes. Já temos planos para melhorar as condições do prédio atual enquanto as obras do novo hospital não têm início. Temos um compromisso de reestruturar a urgência e emergência e vamos trabalhar arduamente para oferecer um atendimento cada vez melhor para os munícipes”.