Diadema inicia nesta quarta (5) aplicação da vacina bivalente a pessoas com comorbidades

Com a chegada de novas doses nesta terça-feira (4/4), será possível ampliar a vacinação incluindo as pessoas com comorbidades e os profissionais da saúde como grupo prioritário

  • Data: 04/04/2023 18:04
  • Alterado: 04/04/2023 18:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secom-PMD
Diadema inicia nesta quarta (5) aplicação da vacina bivalente a pessoas com comorbidades

Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD

Você está em:

A partir desta quarta-feira (05/04), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema amplia o público-alvo que receberá o reforço contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer bivalente, incluindo as pessoas com comorbidades (de 12 a 59 anos), pessoas com deficiência permanente (com 12 anos ou mais) e os profissionais de saúde e trabalhadores que atuam em serviços de saúde no município.

Desde 29 de março, profissionais de saúde da rede municipal começaram a receber a vacina em seus postos de trabalho. Agora, com o recebimento de mais 5.760 doses do imunizante nesta terça-feira (04), é possível antecipar e ampliar a vacinação para este novo público que anteriormente estava previsto para ser atendido somente a partir da segunda quinzena de abril.

“Estamos animados por dar início a mais uma fase da campanha de vacinação em Diadema. Graças ao sucesso da vacinação contra a Covid-19, os casos da doença e a gravidade de suas sequelas diminuíram. Mas o vírus continua a circular e precisamos manter atualizado o esquema vacinal para que a doença não volte a fazer vítimas ou ter picos no município. Contamos com a colaboração da população”, afirmou o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva.

Quem pode receber a vacina

Atualmente, podem receber o reforço pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 12 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência (ILPI – Instituições de Longa Permanência para idosos e RI – Residência Inclusiva), abrigados e os trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, gestantes e puérperas e profissionais de saúde. Também já havia sido antecipada no município a aplicação da vacina na população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias; e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Além de estar nos grupos prioritários, é necessário ter completado o esquema básico (D1 e D2) com a vacina monovalente ou já ter recebido uma ou mais doses de reforço, desde que respeitado o intervalo de quatro meses da última dose.

Devem ser apresentados, no momento de vacinação, documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação anterior. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica. Os profissionais de saúde residentes deverão apresentar ainda documento de classe e os profissionais que trabalham no município e residem em outro município deverão apresentar documento de classe e comprovante empregatício que comprove o vínculo.

A ampliação do público-alvo é feita pelo Ministério da Saúde e depende da disponibilidade de doses. Confira aqui as comorbidades.

Vacinação Covid-19

O início ou continuidade dos esquemas vacinais primários (D1 + D2 para população em geral; D1 + D2 + D3 para imunossuprimidos) ou reforços com o imunizante monovalente está disponível para crianças entre seis meses e quatro anos, crianças entre cinco e 11 anos e adolescentes e adultos a partir de 12 anos.

As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda. Confira o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

Compartilhar:

  • Data: 04/04/2023 06:04
  • Alterado:04/04/2023 18:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secom-PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados