Quando o futuro reflete o passado
O conceito elétrico Compact Cruiser EV é um “herdeiro futurista” do veterano Toyota Bandeirante
- Data: 05/04/2023 16:04
- Alterado: 31/08/2023 16:08
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: AutoMotrix
Toyota Compact Crusier EV
Crédito:Divulgação
O conceito Compact Cruiser EV é uma das grandes novidades da Toyota em escala mundial para este ano. Embora não seja anunciado como um possível herdeiro do velho Bandeirante (pelo menos para o mercado brasileiro), o futuro “jipão” elétrico da marca japonesa não deixa de fazer algumas referências ao utilitário montado no Brasil de 1958 a 2001, com versões jipe curto e alongado, picape e até pequeno caminhão. Em outros países, o Bandeirante era conhecido como Série 40 da linha Land Cruiser – e o nome do novato elétrico reforça a ligação com o robusto utilitário montado por mais de quatro décadas pela Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Mostrado no ano passado, o Compacto Cruiser tem um design quadrado e muito agressivo, buscando referências no estilo do FJ Cruiser. O novo “jipão” da Toyota também tem algumas semelhanças com o Defender, da Land Rover, como uma escada lateral. O modelo da marca oriental tem uma grade frontal saliente, apesar de não ter utilidade funcional por se tratar de um veículo 100% elétrico, faróis de leds integrados às extremidades da grade e em formato de “C”, grande para-choque de plástico alargado e uma enorme placa antiderrapante.
O perfil lateral do Compact Cruiser é um pouco mais sutil, porém, não deixa de chamar a atenção uma escada integrada à coluna “C” (a traseira) do lado do carona. Essa escada seria provavelmente para dar um acesso mais rápido aos grandes racks de transporte destacados no teto do carro. A traseira imita a parte da frente e replica a grande placa antiderrapante, junto com trilhos verticais que se estendem do teto até a metade da carroceria. A tampa do porta-malas é “quadradona”, com lanternas bem pequenas. Mesmo pequeno, o EV tem quatro portas, e algumas mudanças devem ser feitas no modelo antes de sua entrada em produção. Quanto à motorização, a Toyota não antecipa qualquer informação. Mas o recente conceito bZ4X pode encaminhar algumas pistas. O modelo tem tração dianteira e um motor elétrico de 150 kW (201 cavalos) de potência, enquanto a versão 4×4 conta com 80 kW em cada eixo e um total de 215 cavalos. A autonomia é de 355 a 405 quilômetros com uma carga da bateria, dependendo da configuração.
O Compact Cruiser EV ganhou o Prêmio de Design de Carros de 2022 no Japão. Criado pela equipe da Toyota ED (ED Square) de Nice, na França, foi apresentado pela primeira vez em dezembro do ano passado na Mega Web em Tóquio. “Nossa pesquisa em veículos elétricos está em andamento há mais de 30 anos. Depois de uma fase inicial de contato com veículos elétricos, as pessoas tendem a buscar carros com emissão zero que falem sobre elas e expressem seu estilo de vida. E o Compact Cruiser EV é um exemplo dessa tendência”, revela Simon Humphries, gerente-geral Sênior de Design da Toyota. Com base na herança off-road da marca japonesa, o Compact Cruiser EV foi projetado para aprimorar o estilo de vida de seus clientes-alvo – jovens profissionais urbanos que gostam de atividades de lazer ao ar livre. Seu exterior robusto e resistente traz uma série de inspirações no lendário Land Cruiser de primeira geração, incluindo uma indisfarçável aptidão off-road e partes da carroceria simples e fortes.
Se o “espelho” para a finalização do projeto do Compact Cruiser EV for mesmo o elétrico bZ4X, o interior do futuro carro de produção poderá ter uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, juntamente com outra multifuncional de 7 polegadas para o motorista, com dados do veículo, como sistemas de assistência à condução. Outro recurso técnico é a chave digital, que pode trabalhar com um smartphone compatível, permitindo a abertura o fechamento do carro e o desligamento e o acionamento do veículo feitos de forma remota. De acordo com os projetistas do Compact Cruiser EV, a parte interna da cabine deve ter um espaço abundante, oferecendo bastante conforto para as pernas de todos os ocupantes. Os bancos podem ter acabamento em couro com opções de aquecimento e resfriamento e uma janela traseira bem vertical.
Ainda não se sabe se o carro de produção manterá o nome do conceito, mas é dado como certo que o “Cruiser” fará parte da denominação final do modelo, podendo se chamar, conforme integrantes da equipe de criação do veículo, como Land Cruiser, de bZ Cruiser ou até mesmo de LittleCruiser EV. A Toyota registrou ainda o nome “TrailHunter”, em 2021, que poderia caber com mais precisão para um veículo com clara vocação para o off-road. Também haverá uma versão com a marca Lexus, a divisão de luxo da Toyota.