Equipe da Fiocruz visita Santo André para conhecer projeto Consultório na Rua
Instituição vai confeccionar livro com trabalhos vencedores do prêmio IdeiaSUS de 2022
- Data: 03/03/2023 20:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Anderson Fattori
- Fonte: Secom/PSA
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estiveram nesta quinta (2) e sexta-feira (3) em Santo André para conhecer com detalhes o premiado projeto Consultório na Rua, iniciativa da equipe de Saúde Mental, que é vinculada à Secretaria de Saúde. A comitiva da instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas contou com o professor Eduardo Alves de Melo e sua auxiliar Eduarda Rimes.
A visita faz parte da curadoria oferecida pela Fiocruz para Santo André em razão dos prêmios recebidos pelo Consultório na Rua em 2022 por meio do trabalho “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP”. A iniciativa ficou em primeiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal, promovido pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), dentro da 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”.
O projeto também foi premiado em 2022 por amostras de experiências exitosas do Prêmio David Capistrano, organizado pelo Cosems/SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo), como parte da 18ª Mostra “Experiências Exitosas”. Por fim, ainda conquistou o prêmio “IdeiaSUS – Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia”, oferecido pela instituição.
“Os projetos vencedores do prêmio IdeiaSUS foram contemplados com curadoria oferecida pela Fiocruz, que tem o objetivo de aproximar a instituição dos trabalhos desenvolvidos, entender a experiência, apoiar e conhecer as ações realizadas. Ao final do nosso trabalho será produzido um livro com artigos de todos os trabalhos premiados e que será publicado pela Fiocruz. Em paralelo também vamos ofertar aos municípios a produção de um vídeo sobre a experiência”, explica Eduardo Melo.
Essa foi apenas a primeira visita oficial dos curadores da Fiocruz a Santo André. Estão previstos agora encontros mensais e virtuais para troca de experiências e uma nova visita presencial no segundo semestre, mas ainda sem data definida.
“Enorme a satisfação de receber os profissionais da Fiocruz para conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pela equipe do Consultório da Rua de Santo André. É uma iniciativa que nos orgulha em vários aspectos, tanto que recebeu diversos prêmios em 2022 e vem sendo fortalecida para levar atendimento para as pessoas mais vulneráveis, que são as que mais precisam”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
A comitiva da Fiocruz visitou o prédio do Executivo andreense, onde foi recebida pelo prefeito Paulo Serra e pelo secretário de Saúde, Gilvan Junior, e depois esteve em unidades de saúde da rede básica e de urgência e emergência, Caps, além da rede hospitalar formada pelo CHM (Centro Hospitalar Municipal) e o Hospital da Mulher. O professor e sua assistente também estiveram junto com a equipe do Consultório na Rua conhecendo in loco como é feito o trabalho.
Consultório na Rua – A unidade de Consultório na Rua foi implantada em 2013, sendo oriunda da equipe de Redução de Danos. Atualmente conta com uma equipe de Modalidade III, composta por médicos clínicos, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes redutores de danos. Os atendimentos funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, sob gestão da coordenação da Saúde Mental do município.
O projeto visa acolher de forma humanizada e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O Consultório de Rua realiza atividades de modo itinerante. Entre as atividades desenvolvidas estão o acolhimento e o atendimento integral das demandas de saúde como abordagens, orientações, trabalho de desenvolvimento de vínculos, cadastramento, consultas, curativos, medicações e encaminhamentos, em parceria com as equipes das unidades básicas de saúde.