Maestro João Carlos Martins faz apresentação emocionante em Ribeirão Pires
Acompanhado da Orquestra Camerata Bachiana, João Carlos Martins levou à cidade o concerto ‘Na Roda com o Maestro - Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos’
- Data: 23/04/2023 22:04
- Alterado: 23/04/2023 22:04
- Autor: Edvaldo Barone
- Fonte: ABCdoABC
Maestro João Carlos Martins durante apresentação em Ribeirão pires
Crédito:Edvaldo Barone
Encabeçando o movimento que visa democratizar a música clássica, o Maestro João Carlos Martins se apresentou na noite deste domingo (24), na cidade de Ribeirão Pires. O show que faz parte da turnê ‘Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos’ contou com a participação da Orquestra Camerata Bachiana.
Minutos antes de subir ao palco que foi montado no Paço Municipal da cidade, João Carlos Martins falou com exclusividade ao ABCdoABC. O Maestro que já se apresentou em vários países ao redor do mundo, foi enredo de escola de samba e tem um filme sobre sua vida, no qual é interpretado pelo ator Alexandre Nero, diz bem-humorado que está apenas começando.
“Ainda nem comecei. Antes de tudo eu procuro ser um sobrevivente, porque eu convivo com uma doença rara desde os dezoito anos de idade e, ainda assim, são cinco mil apresentações realizadas. Como pianista fui até 2002, aí comecei a minha profissão como maestro. Hoje sou dez por cento do pianista que eu era, mas procuro levar sempre com muita emoção cada apresentação”, diz.
Prestes a completar 83 anos, João Carlos Martins afirma que esta é a parte mais importante de sua vida.
“Faço uma média de mais de cem shows por ano, mas a parte mais importante da minha vida começa agora. Lido com projetos sociais, em que há mais de 15 mil crianças e a missão nesses próximos 20 anos é tentar deixar um legado”, conta.
O público vibrou e se emocionou durante toda a apresentação. Por uma hora, o Maestro João Carlos Martins entreteve uma multidão diversa e atípica sedenta por música clássica.
O violinista mundialmente famoso Robson Miguel, marcou presença no evento. Como um morador ilustre de Ribeirão Pires, Robson relatou o orgulho em ver a multidão que foi prestigiar o amigo.
“Pra nossa cidade receber esse patrimônio internacional é colocar tudo num plano mais elevado possível de cultura. Até porque, ter um público desse, lotando o espaço em plena emenda de feriado pra ouvir música clássica, é deixar claro que existe muito mais que somente a música popular, a música das mídias abertas”, afirma Robson Miguel.
Reforçando o compromisso social do projeto, o evento contou com a distribuição gratuita do livro infantil que leva o mesmo nome do concerto. O material retrata de forma leve e objetiva a história do também Maestro, Heitor Villa-Lobos.
Seguindo a agenda da turnê, o Maestro, leva agora o espetáculo para o interior de São Paulo. João Carlos Martins se apresenta em Guararapes no dia 15/07 e na semana seguinte é a vez de Boituva receber o espetáculo no dia 21/07.