Santo André inicia Operação Delegada com a PM e prevê ampliar policiamento em 30%
Assinatura de convênio com o Governo de São Paulo ocorreu nesta quinta na Secretaria de Estado da Segurança Pública
- Data: 27/04/2023 19:04
- Alterado: 27/04/2023 19:04
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Prefeitura de Santo André firmou convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para aumentar o número de policiais militares nas ruas da cidade, dentro da Operação Delegada. Essa atividade propõe que policiais que estão em período de folga possam atuar em operações especiais, rondas ostensivas e proporcionar maior segurança para a população.
O incremento do efetivo nas ruas será de 20% a 30% de policiais militares, que receberão horas extras pagas pelo município. O investimento da cidade será de R$ 5 milhões ao ano, sendo que metade do valor será destinada aos profissionais da Polícia Militar, e a outra parte será repassada aos Guardas Civis Municipais que já atuam nesta modalidade em Santo André.
O prefeito Paulo Serra esteve na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na região central de São Paulo, para a assinatura do convênio, e destacou a importância no aumento do efetivo nas ruas.
“Temos um trabalho intenso e desafiador na questão da segurança e para isso vamos aumentar o efetivo de policiais nas ruas. Esta é, inclusive, uma celebração de convênio muito esperada na cidade, pois temos uma estrutura de Consegs (Conselhos de Segurança) e seus membros muito atuantes demandavam muito essa ampliação do efetivo. A partir de agora teremos mais PMs na cidade”, destacou o prefeito.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, frisou que o município de Santo André é um exemplo na celebração de parcerias que envolvem a segurança pública. “Esse convênio é mais uma iniciativa entre várias que a Prefeitura de Santo André realiza que, na nossa percepção, tornam o município um modelo e um exemplo a ser seguido. Com a assinatura, fechamos o cerco dos convênios existentes para termos uma cidade cada vez mais segura”, pontuou.
Estudo de viabilidade – Na ocasião da assinatura do convênio foi autorizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública a realização de um estudo de viabilidade para que Santo André receba uma sede da cavalaria da Polícia Militar.
“A cavalaria da PM é um braço importante da corporação. Em Santo André temos áreas disponíveis e podemos fornecer as condições visando a instalação de um novo batalhão na nossa cidade. Com isso teremos um efetivo ainda maior de policiais nas ruas e certamente a constante redução nos índices criminais”, finalizou o prefeito Paulo Serra.