Parceria entre Prefeitura de Diadema e UFABC vai otimizar a máquina pública
Estudantes divulgam resultados de imersão de conhecimento de políticas públicas da cidade
- Data: 09/05/2023 16:05
- Alterado: 09/05/2023 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Parceria entre Prefeitura de Diadema e UFABC vai otimizar a máquina pública
Crédito:Igor Andrade
A apresentação dos resultados do trabalho de alunos da UFABC (Universidade Federal do ABC) sobre as políticas públicas implementadas em Diadema mostrou que a relação estreita entre poder público e universidade é uma das ferramentas fundamentais para otimizar a máquina administrativa, com ganho de qualidade para os moradores da cidade.
Nesta segunda-feira (8), os estudantes puderam explanar aos secretários o resultado de semanas de imersão, com conhecimento na prática de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Diadema.
Durante semanas, os 60 estudantes do curso de Políticas Públicas da UFABC pesquisaram o histórico das ações e programas públicos desenvolvidos em Diadema, e depois entrevistaram secretários, gestores de equipamentos e moradores. Os focos foram as áreas de Planejamento, Segurança Alimentar, Educação, Habitação, Segurança Cidadã e Cultura.
“Espero que culmine em outras parcerias”, comentou a secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, responsável pela articulação da Prefeitura de Diadema com a turma da UFABC. Ela destacou a importância do trabalho conjunto entre o poder público e as instituições de ensino. “A produção do conhecimento objeto de troca com a administração pública melhora e qualifica o nosso trabalho”, explicou.
Todas as pessoas envolvidas nessa primeira parceria entre Prefeitura e UFABC estão na expectativa da continuidade dessa relação, com a realização de novas pesquisas. Livia De Tommasi, professora do curso de graduação em Políticas Públicas e coordenadora do trabalho, disse que é preciso pensar na continuidade dessa parceria. “A gente espera que muitos professores, olhando o material produzido aqui, possam se inspirar para fazer outros trabalhos de extensão com a prefeitura de Diadema para continuarmos com esse projeto mútuo”, disse.
Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, Diadema é um município que precisa das ferramentas e experiências que a universidade produz, e deu um exemplo prático: “O trabalho feito por esses estudantes pode ajudar a gente a superar um dos nossos desafios, que é a o monitoramento do Plano Municipal de Educação, com a sistematização de seus dados e informações”.
“Vejo com muita alegria que a universidade federal esteja disposta a dialogar com a realidade dos municípios”, finalizou.