Canal Brasil exibe mostra em homenagem aos 85 anos do cineasta Zelito Viana
Programação especial acontece no dia 5, com a exibição de cinco longas do diretor
- Data: 04/05/2023 12:05
- Alterado: 04/05/2023 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Canal Brasil
Zelito Viana
Crédito:Divulgação
Para celebrar o aniversário de 85 anos do cineasta Zelito Viana, o Canal Brasil preparou uma programação especial com a exibição de quatro longas-metragens dirigidos por ele, no dia 5 de maio, a partir das 15h50. Os filmes participantes da mostra serão “Os Condenados”, “Terra dos Índios”, “Da Terra dos Índios aos Índios sem Terra” e “Villa Lobos – Uma Vida de Paixão”.
Marcos Palmeira, filho de Zelito, participa em dois dos longas, como ator e narrador, e ressalta a relevância da obra de seu pai para o Brasil: “Toda a obra dele é focada nesse Brasil profundo, nessa história do Brasil. Seja pela literatura, seja pela música, seja política, todos os filmes dele têm uma conotação muito forte sobre o Brasil. Eu tive o privilégio de conviver e acompanhá-lo. Depois de produtor, virou esse diretor tão importante, que ao mesmo tempo é um excelente diretor de ator. Foi uma grande surpresa e por isso é tão tranquilo trabalhar com ele“, revela.
Marcos Palmeira é o narrador em “Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra”, filme costurado por uma entrevista histórica de Zelito Viana com Darcy Ribeiro. O registro da conversa era considerado perdido, por conta de um incêndio, mas 45 anos depois foi recuperado e retratado no documentário, que conta ainda com fotografias de Sebastião Salgado. O projeto é fruto de uma conexão feita por Leon Hirszman, cineasta amigo de Zelito, com Darcy. O longa conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas.
Em “Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão”, escrito por Joaquim Assis, a vida de Heitor Villa-Lobos é retratada de forma sensível em formato de cinebiografia e estrelada por Marcos Palmeira. O longa mostra a última noite de vida de Villa-Lobos, quando o compositor já estava mais velho, interpretado nesta fase por Antonio Fagundes e, a partir deste momento, várias situações de sua vida são retratadas em formato de lembranças.
O drama “Os Condenados”, dirigido por Zelito e escrito por ele e Eduardo Coutinho na década de 70, traz a história de Alma, interpretada por Isabel Ribeiro, que inicialmente é casada com Mauro, mas engravida e é abandonada por ele. O documentário “Terra dos Índios”, de 1979, mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pela posse de suas terras, que estavam ocupadas irregularmente. Com narração de Fernanda Montenegro, o longa conta com depoimentos de lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, com um recorte específico do estado do Mato Grosso do Sul.
Engenheiro de formação, Zelito foi incentivado por Leon Hirszman a migrar para o universo cinematográfico. Iniciou na área de produção, na qual fundou, em 1965, a Produções Cinematográficas Mapa Ltda., que depois passou a se chamar Mapa Filmes do Brasil. Neste período produziu “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e “A Grande Cidade”, de Carlos Diegues, que foram considerados marcos no cinema brasileiro. A partir de 1970, Zelito passou para trás das câmeras e começou sua carreira de diretor com o longa “Minha Namorada”. Já esteve à frente de mais de 50 trabalhos como diretor audiovisual e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
Os Condenados (1975) (83′)
Horário: Sexta, 05/05, às 15h50
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Alma é abandonada grávida pelo malandro Mauro Glade e acolhida por João do Carmo, homem que sempre foi apaixonado e rejeitado por ela. Depois de se cansar da vida monótona que vivia com João do Carmo, ela começa a se envolver com Teles, um engenheiro rico. Mas, com a volta de seu primeiro affair, Mauro, ela não resiste e trai Teles, que a expulsa de casa. Ela se torna prostituta nas ruas de São Paulo. Novamente, sua única solução para deixar a miséria é João do Carmo.
Terra dos Índios (1979) (107’)
Horário: Segunda, 05/05, às 17h15
Direção: Zelito Viana
Classificação: 14 Anos
Sinopse: Com narração de Fernanda Montenegro, “Terra dos Índios” registra depoimentos de várias lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, especialmente no estado do Mato Grosso do Sul. O longa mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pelo restabelecimento da posse de suas terras em meio a problemas causados pela ocupação irregular das reservas indígenas.
Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra (2022) (75’)
COPRODUÇÃO
Horário: Sexta, 05/05, às 19h05
Direção: Zelito Viana
Classificação: 12 Anos
Sinopse: O documentário inédito, uma coprodução Canal Brasil, tem como ponto de partida o longa “Terra dos Índios” e traz a histórica entrevista realizada em 1977 por Zelito Viana com Darcy Ribeiro sobre os povos originários. O ator Marcos Palmeira reproduz as falas de Darcy Ribeiro no documentário, que tem ainda a participação do filósofo e mestre em antropologia, Gersem Baniwa, da região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, considerado uma das maiores lideranças indígenas do país.
Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000) (132′)
Horário: Sexta, 05/05, às 22h20
Classificação: 14 Anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas. A história começa com Villa, já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e, a partir desta cena e de outras do mesmo concerto, vão surgindo lembranças de sua vida.