Desburocratização digital: número de divórcios e inventários no Brasil tem salto de 84%
A crescente desburocratização dos Cartórios de Notas no Brasil foi responsável pela alta
- Data: 25/05/2023 12:05
- Alterado: 25/05/2023 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Business men sitting at the lawyers's desk. People signing important documents.
Crédito:Divulgação/Freepick
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um aumento de 84% na realização de divórcios e inventários. Segundo levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), foram mais de 329 mil inventários e divórcios registrados.
De acordo com o estudo, a crescente desburocratização dos Cartórios de Notas no Brasil foi responsável pela alta. Michel Cury, VP & General Manager da Rocket Lawyer LatAm, empresa de serviços jurídicos online, acredita que com a possibilidade de realização dos serviços pela internet, cada vez mais pessoas têm optado por resolver essas questões por meio dos serviços oferecidos pela empresa, evitando o desgaste de processos judiciais demorados e burocráticos.
“Com a tendência de expansão da desjudicialização e a busca pela padronização nacional, espera-se que o número de atos continue aumentando. Além de inacessível e caro, o acesso ao jurídico não é visto como algo simples, e nossa missão é mostrar que hoje é sim, e muito mais em conta e prático”, afirma Cury.
Uma das maiores empresas de assistência jurídica online do mundo, a Legaltech americana Rocket Lawyer começou a operar no Brasil em 2021. A ideia é democratizar o acesso à formalização de relações comerciais e pessoais, como divórcio e testamentos, ou mesmo a contratação de serviços diversos.
Por esta e outras razões, Michel Cury, se diz otimista com as perspectivas no mercado nacional. “Desde que a Rocket Lawyer foi lançada nos Estados Unidos, em 2008, famílias e empresas entenderam como é importante ter conforto jurídico em suas relações do dia a dia, não à toa conseguimos atingir a marca de 30 milhões de clientes ativos globalmente, fazendo com que 1 a cada 9 americanos utilizem nossos serviços. No Brasil, já temos meio milhão de visitas ao mês em nosso site”.
Sobre a Rocket Lawyer
Fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e facilitar o acesso a contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas.
A companhia presta serviços legais no mundo digital como esclarecimento de dúvidas jurídicas e assinatura digital de documentos. Ela oferece os modelos de contratos e documentos de forma gratuita durante os primeiros 7 dias, e aos assinantes, que pagam R$ 79,90 por mês, outros serviços estão disponíveis como tirar dúvidas com especialistas e elaborar documentos notariais online. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.