SEDPcD lança programa TODAS in-Rede em Santo André

Presente em mais de 70 municípios, iniciativa disponibiliza cursos online gratuitos sobre empreendedorismo e liderança para mulheres com deficiência

  • Data: 29/05/2023 15:05
  • Alterado: 29/05/2023 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
SEDPcD lança programa TODAS in-Rede em Santo André

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou, nesta segunda-feira (29), o programa TODAS in-Rede em Santo André, que disponibiliza cursos online gratuitos para mulheres com deficiência com temas que abrangem o empoderamento e a liderança feminina. A cerimônia aconteceu na sede da Prefeitura de Santo André.

“A missão da Secretaria é dar visibilidade aos programas para que eles tenham maior inserção em todo o estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente é uma realidade e, com os cursos, elas podem aprender sobre direitos que, na maioria das vezes, não sabiam que tinham”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

Na região do Grande ABC, os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra também disponibilizam o programa. Com mais de 53,4 mil pessoas com deficiência, sendo 58% mulheres, Santo André é a 75ª cidade do estado a aderir à iniciativa. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência. Gostaria de agradecer ao prefeito por estar aqui conosco e por ter abraçado a causa aqui em Santo André. Essa iniciativa vai proporcionar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e entender a importância de elas serem independentes”, Carol.

Mulheres com deficiência

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

O estado de São Paulo conta, até o momento, com 75 municípios aderentes ao TODAS in-Rede. Mais informações no site: todasinrede.sp.gov.br.

Compartilhar:

  • Data: 29/05/2023 03:05
  • Alterado:29/05/2023 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados