Prefeito de Santo André e Secretários visitam obras de modernização na USF Capuava
Ação reafirma o olhar da prefeitura para o segundo subdistrito, reformulando a unidade para o padrão Qualisaúde, com prazo de entrega para janeiro de 2024
- Data: 30/06/2023 15:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
O prefeito de Santo André, acompanhado pelos secretários de Saúde, Gilvan Junior, e de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho, realizou, na manhã de quinta-feira (29), uma visita na Unidade de Saúde da Família (USF) Capuava para verificar o andamento das obras de reforma e modernização. Essa iniciativa é parte do projeto de padronização baseado no modelo Qualisaúde, que tem como meta alcançar a padronização de 100% das unidades de saúde da cidade até o final de 2024.
“Com a implementação do patrão Qualisaúde há mudança total no acabamento, desde o piso a modernização. Porque hoje temos outro padrão de qualidade nas unidades de saúde, nas 25 (unidades) que já entregamos. E aqui tem além da acessibilidade, é uma das unidades mais antigas e tinha um problema muito sério também no telhado, que vai ser todo refeito. Tem unidade que não precisa mexer tanto, mas essa, praticamente todo o telhado está sendo refeito”, conta o prefeito.
A reforma em curso na USF Capuava representa um investimento de R$4,8 milhões. E com a conclusão das obras, a USF Capuava contará com uma infraestrutura ampliada e aprimorada, composta por 20 consultórios, duas salas de reuniões, vestiários femininos e masculinos, sanitários, copa, sala de espera, sala de enfermagem, sala de raio-x, rouparia, escovódromo, sala de odontologia, salas de esterilização e expurgo, salas de curativo, procedimento, inalação e vacina.
“O investimento é um repasse, através de um convênio formalizado com o governo do estado de São Paulo. E é relativo apenas à intervenção civil do prédio. Vamos fazer uma remodelação das áreas externas, obstruir esse pavimento de paralelepípedo que é ruim para pessoas, principalmente, que tenha condições de saúde que prejudiquem sua mobilidade. Há substituição de piso, iluminação, parede, do forro, substituição de telhado e várias outras”, afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos.
A padronização visa facilitar também a manutenção, evitando a necessidade em estocar diferentes padrões de cada material. Além disso, segundo Mazzeti, ao padronizar o uso da mesma infraestrutura, tanto nas unidades de saúde do centro, quanto nas regiões periféricas da cidade, reforça que a prefeitura “trata todos da mesma maneira”.
Já o secretário de Saúde, Gilvan Junior, enfatizou que o modelo Qualisaúde busca não apenas padronizar a estrutura física das unidades, mas também promover a qualificação dos funcionários, a informatização do sistema, a melhoria e humanização dos serviços, bem como a melhoria do atendimento.
Um histórico de descaso
A USF Capuava está localizada no segundo subdistrito de Santo André, região com histórico e sentimento entre os moradores, de falta de investimento por parte do poder público.
O prefeito Paulo Serra comenta sobre esse complexo, como ele mesmo diz, e afirma que desde que tomou posse, ainda no primeiro mandato, tem realizado divisão igualitária entre os subdistritos.
“Essa ação tem um simbolismo, essa região sempre tinha uma desconfiança em relação ao poder público. A gente cansou de ouvir de moradores – isso ainda na pré-campanha, em 2016 – que essa religião não recebia investimentos. Logo que a gente assumiu, mudamos isso, hoje os investimentos são divididos, um terço para o centro expandido, um terço para o segundo subdistrito, e um terço para a região que chamamos de Grande Vila Luzita. Então isso de alguma forma equilibrou as ações e os investimentos”, afirma o prefeito.
E em matéria de equipamentos, “a gente reformou o parque das nações, o parque novo oratório, a UPA Bagu, que foi a primeira implementação do Qualisaúde, e o hospital da mulher que está sendo reformado, e que também fica nessa região. Além de outras áreas, de mobilidade urbana e tantas outras que conseguimos equalizar, e acabar com esse complexo do morador daqui em achar que a prefeitura e o poder público não chegavam no segundo subdistrito. Hoje chega, e com a mesma qualidade, sem dever nada aos equipamentos de alta qualidade que a gente tem em toda a cidade”, finaliza.