BRK realiza cerca de 830 análises mensais para garantir eficiência do tratamento do esgoto

Mauá, atualmente, destaca-se com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo, sendo 93% de coleta de esgoto e 89% de tratamento

  • Data: 03/07/2023 16:07
  • Alterado: 03/07/2023 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK
BRK realiza cerca de 830 análises mensais para garantir eficiência do tratamento do esgoto

 

Crédito:Divulgação

Você está em:

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realiza mensalmente uma média de 830 análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas de amostras do esgoto coletado nos principais pontos do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

As amostras são coletadas no rio Tamanduateí, que corta o município, em trechos situados antes e depois do ponto de lançamento do esgoto tratado e no processo de tratamento que ocorre na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Durante as análises das amostras que ocorre em laboratório localizado na ETE, também é realizada a avaliação da presença de efluentes industriais, caso sejam lançados em rede de coleta de esgoto doméstico, para controlar e garantir a eficiência do esgoto tratado na cidade.

As equipes laboratoriais analisam 51 diferentes parâmetros, que vão desde temperatura, pH e oxigênio até a verificação da presença de fósforo, óleos & graxas e amônia nas amostras.

“Os procedimentos analíticos adotados no laboratório da ETE Mauá são embasados em metodologias reconhecidas, com rigorosos controles de qualidade”, afirma Evaristo Idelson Reis, responsável pela operação da estação de tratamento em Mauá.

O monitoramento contínuo e rigoroso dos processos de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para que a operação do sistema resulte em impactos positivos ao meio ambiente e à toda comunidade, além de manter a alta eficiência do tratamento.

Mauá, atualmente, destaca-se com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo, sendo 93% de coleta de esgoto e 89% de tratamento. A Estação de Tratamento da cidade se tornou referência em qualidade, a planta atende e supera as exigências legais, sendo acompanhada e monitorada pelos órgãos competentes, como a CETESB, dentre outros.

“Nossas equipes atuam comprometidas em levar o saneamento para além do básico. E o cuidado rotineiro nas análises laboratoriais contribui com esse propósito”, conclui Reis.

Compartilhar:

  • Data: 03/07/2023 04:07
  • Alterado:03/07/2023 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados