Profissionais da Educação de Diadema podem receber vacina contra meningite
Orientação é temporária e vale para profissionais das redes municipal, estadual e particular; prazo é até 31 de julho
- Data: 11/07/2023 11:07
- Alterado: 11/07/2023 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema liberou, temporariamente, a vacina meningocócica C para profissionais e demais agentes da Educação (que ficam em contato permanente com as crianças em sala de aula). A medida beneficia profissionais que atuam nas redes municipal, estadual e particular do município e vale até o dia 31 de julho.
A dose está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento pessoal com foto e um documento que comprove a atuação em uma unidade de ensino.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Dentre os vários tipos de meningite, a meningite meningocócica é um dos tipos mais severos e letais. Os sinais mais frequentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca, dor nas articulações, aversão à luz e pode ocorrer ainda o surgimento de pequenas manchas cor violeta na pele. Diante de alguma suspeita de meningite, o munícipe deve procurar imediatamente atendimento médico.
“A vacinação é uma das principais ferramentas de prevenção e já se mostrou eficaz no controle da meningite e de outras doenças. É importante que todos fiquem atentos ao calendário de vacinação e busquem as unidades para deixar suas cadernetas em dia”, alertou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
Vacina contra meningite para adolescentes
A vacina Meningocócica C (conjugada) é ofertada na rotina de crianças menores de um ano, sendo a primeira dose aos três meses e a segunda aos cinco meses. Aos 12 meses é feita a aplicação da dose de reforço. Também podem tomar a dose as crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber a dose indicada e os trabalhadores de saúde.
Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada), dose única, está disponível na rede de saúde para adolescentes de 11 e 12 anos. E, até 31 de dezembro deste ano, para adolescentes entre 13 e 14 anos de idade, que ainda não se vacinaram contra a meningite e estão com o esquema vacinal em atraso.
Vacinas de rotina
Além da meningite, a SMS alerta que estão disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde as demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunizante. Ao todo, são 21 imunizantes gratuitos ofertados diariamente à população.
Cada vacina é aplicada em um público específico. Por exemplo, a campanha contra a influenza segue até o próximo dia 31 de julho, para toda a população acima de seis meses.
Para conhecer o cronograma completo de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes disponíveis no SUS, acesse o site da Saúde no menu Vacinas.