Nos 33 anos do ECA, Diadema reafirma o compromisso na proteção da criança e do adolescente
Ações visam garantir o direito dessa população, com iniciativas nas pasta de Educação, Cultura, Esporte Lazer, Saúde, Segurança Cidadã, entre outras
- Data: 12/07/2023 19:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Alexandre Postigo
- Fonte: PMSBC
Crédito:Dino Santos/PMD
As ações de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes são realizadas de forma transversal e intersecretarial pela Prefeitura de Diadema. Partindo da premissa que crianças e adolescentes são cidadãos de direito desde quando nascem, as políticas públicas visam à proteção, cuidado, empoderamento e autonomia desses munícipes.
Confira algumas das ações que são desenvolvidas na cidade:
Escola que Protege
Criado em 2021, o Programa conta com ações de prevenção de violências, proteção à infância e adolescência, identificação de sinais e protocolo para encaminhamento adequado de casos de suspeita ou revelação de violências na escola.
Além da Secretaria de Educação, as ações do programa são implementadas em conjunto por toda a comunidade escolar: estudantes, que são protagonistas, educadores e comunidade.
Quatro novas creches
Desde o começo do mandato já foram criadas mais de 800 novas vagas com a inauguração de 4 creches. As novas unidades ficam nos bairros Vila Nogueira, Vila Joaninha, Conceição e Taboão.
Adolescente Aprendiz
Projeto que oferece bolsa e atividades no contraturno das aulas para adolescentes de baixa renda. O objetivo é diminuir a evasão escolar e preparar esses jovens para o mercado de trabalho e/ou universidade.
Conselho e Grêmio Curumim
Através do Conselho, os estudantes do ensino fundamental têm liberdade para sugerir melhorias para o espaço escolar. O programa dá autonomia e protagonismo para os discentes, promovendo a participação ativa das crianças nas melhorias da escola.
Centro de Formação Carlos Kopcak
Com cursos de idiomas e orientação profissional, o equipamento do Departamento de Educação Popular oferece diferentes formações para a juventude e todos têm participação gratuita e aberta para interessados a partir dos 14 anos.
Mais Educação
Programa de atividades educativas e recreativas para alunos do ensino fundamental durante o contraturno. Seu principal objetivo é ampliar a permanência dos estudantes nas 18 escolas de Ensino Fundamental com atividades realizadas no contraturno, proporcionando enorme ganho pedagógico a estudantes com idade entre 6 e 8 anos.
Observatório de Segurança Escolar
Fóruns permanentes, em todas as regiões da cidade, reunindo integrantes das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cidadania, Segurança Cidadã, comunidade, professores e estudantes, para debater as demandas com relação à cultura de paz e combate à violência no encontro das escolas.
Prefeito Amigo da Criança
Diadema participa da iniciativa da Fundação Abrinq que reconhece as administrações municipais que atuam pelo bem estar e garantia de direitos dessa população. Uma das iniciativas do programa na cidade, em atuação conjunta das Secretarias de Educação e Saúde, é o programa Lentes do Saber. Os estudantes da rede municipal passam por testes de acuidade visual, havendo indicação são avaliados em mutirões de consultas oftalmológicas e recebem, gratuitamente, óculos de grau em caso de necessidade.
Escola de Esportes
Programa de iniciação e aperfeiçoamento em diversas modalidades esportivas e que beneficia perto de 10 mil pessoas, incluindo crianças e adolescentes.
Oficinas culturais
Atividades nas mais diferentes áreas do conhecimento cultural, como dança, teatro, artes visuais, entre muitos outros, atendem crianças e adolescentes do município.