Diadema participa do workshop de Cenários Tecnológicos para a Indústria Cosmética
O evento aconteceu na sede do SEBRAE–SP e foi conduzido por Emilio Beltrami, consultor do SEBRAE.
- Data: 14/07/2023 14:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Polo Cosmético de Diadema é exemplo de atuação em workshop de Cenários Tecnológicos para a Indústria Cosmética
Crédito:Wander Araujo
O Polo Cosmético de Diadema foi convidado a participar do workshop “FORESIGHT – Previsão de Cenários Tecnológicos para a Indústria Cosmética HPPC (Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos),” nesta quinta (12).
O encontro contou também com a participação de representantes da diretoria e consultores do SEBRAE, da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) e indústrias do segmento do estado de SP, incluindo a BEG Diadema.
Foram discutidos temas nos quais o Brasil precisa se aprofundar para crescer no segmento, principalmente os relacionados a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Diadema serviu de exemplo de atuação, enquanto poder público, pelas ações que já vem desenvolvendo, tais como fomentar o setor, aproximar das indústrias as universidades e todas as formas de produção de conhecimento científico e trazer o que há de possibilidades e novos cenários para o município.
“A atuação do Polo Cosmético vem gerando um ecossistema de inovação trazendo para o município o que há de novidades ao redor do mundo, como também explorando possibilidades de parceria e desenvolvimento de novas possibilidades a partir do bioma brasileiro,” explicou Paulo Barbosa, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), responsável pelo Polo Cosmético.
Entre as muitas ações do Polo Cosmético, foram destacadas as parcerias com a FATEC e UNIFESP para melhorar o ambiente regulatório do município, a aproximação dos pesquisadores à realidade das indústrias e pesquisas em colaboração com universidades de outros estados, aprofundando as possibilidades de desenvolvimento de novas tecnologias a partir do bioma brasileiro. “Isso é tão importante para diminuir a dependência de matérias primas importadas, como também para reforçar a identidade da sociedade brasileira em ter produtos de alta qualidade produzidos a partir de ingredientes elaborados no país, o que chega até a elevar a autoestima da população,” disse Paulo.
“O segmento da Beleza é um dos que mais avançam e o Brasil é o 4o mercado que mais consome esses produtos. Com isso, é primordial que os agentes dessa cadeia produtiva se unam para entenderem os cenários futuros e se preparem tecnologicamente para esse mercado que vive em constante mudança,”concluiu Maísa Blumenfeld Deorato, gestora estadual de Beleza do SEBRAE-SP.
“Com base nessa participação, as empresas do Polo Cosmético de Diadema poderão se beneficiar das propostas de atuação apresentadas no workshop e identificar formas de preencher as lacunas tecnológicas existentes,” afirmou Lúcia Bueno, coordenadora do Polo Cosmético. “Isso permitirá que se preparem para as necessidades futuras do setor, buscando inovação e aprimoramento em suas práticas e produtos.”