PSG demonstra apoio a Neymar após caso de racismo em clássico
Jogador afirma que espanhol Álvaro González chamou o brasileiro de macaco em confronto pela 2ª rodada do campeonato francês
- Data: 14/09/2020 18:09
- Alterado: 14/09/2020 18:09
- Autor: Gabriel Plasa
- Fonte: PSG / Olympique de Marseille
Crédito:
Um dia após toda a repercussão do caso de racismo envolvendo Neymar, o Paris Saint Germain divulgou um comunicado mostrando todo o seu apoio ao camisa 10 da seleção brasileira e do time francês.
O brasileiro foi expulso no final da partida contra o Olympique de Marseille, principal rival do clube. Aos 45 minutos Neymar aproveitou confusão e acertou um tapa na cabeça do zagueiro espanhol Álvaro González. Os dois já estavam se estranhando desde os 37 minutos do primeiro tempo quando o brasileiro reclamou claramente para a arbitragem que estava sendo chamado de macaco.
Na nota o PSG diz “O Clube lembra que não há lugar para o racismo na sociedade, no futebol ou nas nossas vidas e apela a todos para que se manifestem contra todas as suas manifestações em todo o mundo”.
O Paris também pede que a Comissão Disciplinar da Liga de Futebol Francesa faça uma investigação no caso para que a justiça seja feita.
Pelo lado do Olympique, o clube também divulgou uma nota defendendo o seu zagueiro. O clube afirma que “Álvaro González não é racista, ele nos demonstrou isso com seu comportamento diário desde que chegou ao clube, como seus colegas já testemunharam”.
Neymar pode ficar até sete jogos suspensos por conta da agressão. Já Álvaro González, autor dos insultos racistas, poderia pegar até 10 jogos de suspensão.
Confira a nota do Paris Saint Germain na íntegra:
“O Paris Saint-Germain apoia fortemente Neymar Jr, que afirmou ter sido vítima de insultos racistas de um jogador adversário.
O Clube lembra que não há lugar para o racismo na sociedade, no futebol ou nas nossas vidas e apela a todos para que se manifestem contra todas as suas manifestações em todo o mundo.
Há mais de 15 anos, o Clube está fortemente empenhado na luta contra todas as formas de discriminação ao lado dos seus parceiros como SOS Racisme, Licra ou Sportitude.
O Paris Saint-Germain conta com a Comissão Disciplinar da LFP para investigar e lançar luz sobre estes fatos. O Clube está à sua disposição para colaborar no andamento das investigações.”
Confira a nota do Olympique de Marseille na íntegra:
“Olympique de Marselha felicita o clube pela vitória obtida contra o Paris Saint-Germain. Essa vitória, conquistada de maneira justa, foi jogada em campo, com o compromisso dos nossos jogadores, que foram capazes de aplicar perfeitamente a estratégia previamente definida.
Álvaro González não é racista, ele nos demonstrou isso com seu comportamento diário desde que chegou ao clube, como seus colegas já testemunharam. O clube permanece à disposição do Comitê Disciplinar para cooperar inteiramente com a investigação de todos os eventos que marcaram o encontro, e as 24 horas que precederam também.
Essa polêmica é séria e já tem sérias consequências. O clube condena veementemente a disseminação do número privado do telefone de Álvaro González e seus parentes na noite passada em redes sociais brasileiras, gerando assédio constante e até ameaças de morte.
O Olympique de Marselha é o próprio símbolo antirracista no esporte profissional francês, dada a sua história e que acidade de Marselha, a diversidade das suas arquibancadas e a luta incansável que sempre empreendeu para erradicar este flagelo. Seus jogadores demonstram isso em seu compromisso diário dentro e fora do campo”.