Nobel de Economia divulga os nomes dos vencedores de 2020
Os norte-americanos, Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, trabalharam em um projeto sobre os novos formatos para leilões
- Data: 12/10/2020 12:10
- Alterado: 12/10/2020 12:10
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: G1
Ganhadores dividirão prêmio avaliado em mais de R$ 6 milhões
Crédito:Reprodução/Twitter/Universidade de Stanford
Nesta segunda-feira (12), os norte-americanos Paul R. Milgrom, de 72 anos, e Robert B. Wilson, de 83 anos, ambos professores na Universidade Stanford, foram premiados com o Nobel de Economia, por conta dos trabalhos voltados para melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões. Milgrom e Wilson descobriram que a oferta feita de forma racional tende a ser abaixo da melhor estimativa sobre o valor comum.
Individualmente, Robert Wilson mostrou que, em leilões, participantes racionais tendem a dar lances menores por medo de pagar muito. Já Paul Milgrom formulou uma teoria que mostra que um leilão gera preços mais altos quando os compradores obtêm informações sobre lances planejados. Ademais, os dois criaram um conceito de venda de licenças de frequência de telecomunicações nos EUA.
Quanto ao prêmio, os dois economistas ganhadores dividirão o total de 10 milhões de coroas suecas, ou seja, um montante de R$ 6,3 milhões. A entrega dos prêmios, por conta da pandemia do novo coronavírus, será totalmente virtual no dia 10 de dezembro, aniversário de morte de Alfred Nobel. Importante ressaltar que essa é a primeira vez que a cerimonia dos ganhadores não acontece em Estocolmo, desde 1944.
Sobre o Nobel da Economia, este é o último prêmio concedido em 2020, até porque os de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz foram anunciados semana passada. Sendo que os vencedores das outras categorias foram: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice; Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez; Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna; Louise Glück; Programa Mundial de Alimentos da ONU; respectivamente.