Eleições Municipais 2020: Santo André – Entrevista com Thiago Rocha

Candidato a Vereador, Thiago Rocha fala sobre atual gestão da cidade e planos futuros

  • Data: 08/10/2020 19:10
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Izabel Rufino
  • Fonte: ABCdoABC
Eleições Municipais 2020: Santo André – Entrevista com Thiago Rocha

Candidato a Vereador

Crédito:Odair Jr. / ABCdoABC

Você está em:


As Eleições Municipais 2020 estão cada vez mais próximas, dessa forma, muitos candidatos estão em busca de uma oportunidade nos cargos políticos para prefeito, vice e vereador ou, até mesmo, de uma reeleição. Importante salientar, ainda, que o primeiro turno será realizado no dia 15 de novembro, enquanto o segundo está marcado para 29 de novembro.

Como forma de saber mais sobre os candidatos, o portal ABCdoABC trará uma série de entrevistas exclusivas. Desta vez, o convidado foi o candidato a vereador de Santo André, Thiago Rocha (PSD). Confira as respostas do candidato:

Qual sua avaliação da atual gestão da Prefeitura em sua cidade?

Inovadora! Essa é a palavra. Eu vi o trabalho de mudança de conceitos e de hábitos que o prefeito fez. Eu entrei no governo no segundo ano de mandato, em 2018, e a gente começou um trabalho que deu para sentir que algo estava diferente. A gente retomou o orgulho para a cidade mas, principalmente, a gente colocou a cidade agora para caminhar para frente. Esse é um grande mérito do Prefeito.  

Na sua opinião, como foi a atuação da Câmara no acompanhamento desta gestão?

Essa legislatura foi realmente confusa, porque a cidade votou projetos importantes e estes vereadores levaram para o campo do ‘nós contra eles’, quando na verdade o legislativo tem que dialogar e ouvir a população. São pessoas muito interessantes, são pessoas bem intencionadas, mas eu acredito que com a mudança que o Prefeito Paulo Serra fez no executivo, a gente precisa levar para o legislativo, que é profissionalizar a gestão e olhar para a população.

Por que decidiu se candidatar?

Eu tenho um propósito que é sempre propor soluções que melhorem a nossa vida coletiva, isso envolve defender a Democracia através das boas ideias. Ou seja, Santo André é minha casa, então por que não tirar as ideias do papel aqui dentro? Eu sou Vereador para cumprir esse propósito de vida, então o sonho é grande. Quero começar essa caminhada.

O que a cidade mais precisa, na sua opinião?

Um legislativo que coopere. Mas não é cooperar apenas votando automaticamente no projeto do executivo, é você apontar o problema e a solução ao mesmo tempo, é você contribuir com o Prefeito não pedindo favorzinho, mas sim olhar a cidade como um todo e projetar para daqui 10 ou 15 anos. Então, o que falta é um legislativo que coopere, que legisle de fato e, principalmente, que fiscalize.

Tem alguns projetos específicos?

A primeira ideia que a gente quer tirar do papel é sobre a contratação dos assessores por processo seletivo. Só que tem uma que eu acho que vai ser fundamental, essa é a principal, eu quero aprovar uma lei que obrigue o setor público a colocar energia solar em todos os prédios onde isso for possível. Até porque todo mundo fala de corte de gastos, mas ninguém olha para os gastos do dia a dia. Isso é uma cidade inteligente, que gasta bem os recursos. Outra lei é o Código de Defesa do Usuário do Transporte Público, o nome ainda é uma geringonça, mas vamos criar um nome bacana. Neste caso a ideia é fazer o setor de transporte trabalhar para o usuário. Hoje, o sistema de transporte só tem uma missão, colocar o ônibus para funcionar.

Em relação à pandemia, como você acha que a cidade deve se preparar para o retorno das atividades normais?

Emprego, inteligência e solidariedade. Emprego para dar dignidade para a pessoa, porque não existe melhor programa social do que este. Inteligência para gastar melhor o dinheiro público, a gente até acertou na pandemia, então precisa manter isso. E a terceira é solidariedade, Santo André não pode perder esse espírito, porque é isso que vai levar a gente para a frente. Todo mundo unido contra a desigualdade.

Em termos eleitorais, como você enxerga o cenário político da cidade?

Um sentimento muito forte de mudança, principalmente, no legislativo. As pessoas já não querem mais um Vereador despachante de luxo e também não querem gritaria na internet. Só que no cenário para Prefeito, eu vejo uma continuidade segura, que é o Paulo Serra. Então, o cenário está muito favorável para esse futuro seguro, que é formado por: cidade inteligente, solidariedade e combate à desigualdade. Para Prefeito está decidido, agora precisamos ver quem serão os Vereadores para garantir esse futuro.

Compartilhar:
1
Crédito:Odair Jr. / ABCdoABC Candidato a Vereador

  • Data: 08/10/2020 07:10
  • Alterado:22/08/2023 22:08
  • Autor: Izabel Rufino
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados