Campanha em Diadema sensibiliza alunos sobre Trabalho Infantil

“É uma peça muito comovente. Muitas crianças passam por isso. Eu fico chateada quando vejo crianças trabalhando”, diz Ester Barreto Weber, 12 anos, depois da peça “Criança sem Ciranda

  • Data: 12/03/2019 17:03
  • Alterado: 12/03/2019 17:03
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD
Campanha em Diadema sensibiliza alunos sobre Trabalho Infantil

A peça teatral “Criança sem Ciranda” apresentada na E.E. João Ramalho

Crédito:Adriana Horvath/PMD

Você está em:

A peça teatral foi apresentada nesta terça-feira, 12/03, para cerca de 500 alunos dos períodos da manhã e tarde da E.E. João Ramalho.

A peça tem o foco na necessidade que a criança tem de ser criança, dando exemplos de trabalho infantil e de exploração nos serviços domésticos e faz parte da Campanha de Sensibilização e Enfrentamento do Trabalho Infantil de Diadema.

“Desde o final do ano passado estamos trabalhando nessa Campanha Municipal de Sensibilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil. O objetivo é realizar prevenção e a erradicação do trabalho infantil”, ressaltou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

“Eu achei a peça muito legal e interessante. Incentiva as crianças a brincarem. Eu já vi algumas crianças no farol e acho muito errado. As crianças deveriam brincar, se divertir e viver a infância”, contou a aluna Ellen Santos da Mata, de 13 anos.

A peça retrata uma tia que explora os sobrinhos e gasta o dinheiro que a irmã manda para os filhos com ela mesma. Nos diálogos a proibição de brincar e estudar é retratada, assim como a obrigação de trabalho. O diretor da E.E. João Ramalho, Edivan Mota, contou sobre a importância dessa sensibilização com as crianças. “Muitas delas passam por situações de fragilidade iguais as que foram retratadas na peça. Lugar de criança é na escola. O trabalho da criança é estudar. Os professores vão realizar trabalho pedagógico com o tema em sala de aula”. 

Campanha de Sensibilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Em setembro de 2018, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania lançou a Campanha de Sensibilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Diadema. Com o tema “Muitas crianças só são crianças quando sonham. Ajude a mudar essa realidade. Não incentive o trabalho infantil”, a campanha engloba folder, cartaz, outdoor, busdoor, vídeo institucional, peça teatral e um diagnóstico de trabalho infantil. O folder contém explicações sobre o que é o trabalho infantil, o motivo pelos quais a criança não pode trabalhar – ressaltando que o trabalho infantil rouba a infância e condena o futuro – e como ajudar no combate ao trabalho infantil. O vídeo institucional, veiculado nas redes sociais, traz a mensagem de que o trabalho infantil acaba com o sonho da criança e incentiva a denúncia.

Além disso, o município conta com o Serviço Especializado de Abordagem Social que realiza a busca ativa e identifica, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social. Quando identificada a situação de trabalho infantil, tanto a família quanto a criança ou adolescente são encaminhados para os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e também para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a Prefeitura.

Conheço uma criança que está trabalhando. Como faço para denunciar?
Conselho Tutelar I
Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1.322 – Jd. Inamar
Telefones: 4059-0569 e 4059-79-10

Conselho Tutelar II
Rua Oriente Monti, 201 – Centro
Telefone: 4053-8005

Conselho Tutelar III
Rua Guaricica, 45 – Piraporinha
Telefone: 4044-2171

Disque 100

www.humanizaredes.gov.br

Compartilhar:

  • Data: 12/03/2019 05:03
  • Alterado:12/03/2019 17:03
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados