Eleições Municipais 2020: Santo André – entrevista com Professor Minhoca
Candidato em busca de reeleição, Professor Minhoca fala sobre avaliação geral da cidade e fatores futuros
- Data: 07/10/2020 20:10
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: ABCdoABC
Candidato à reeleição
Crédito:
As Eleições Municipais 2020 estão cada vez mais próximas, dessa forma, muitos candidatos estão em busca de uma oportunidade nos cargos políticos para prefeito, vice e vereador ou, até mesmo, de uma reeleição. Importante salientar, ainda, que o primeiro turno será realizado no dia 15 de novembro, enquanto o segundo está marcado para 29 de novembro.
Como forma de saber mais sobre os candidatos, o portal ABCdoABC trará uma série de entrevistas exclusivas. Desta vez, o convidado foi o vereador de Santo André, Professor Minhoca (PSDB), que está concorrendo à reeleição. Confira as respostas do candidato:
Qual sua avaliação da atual gestão da Prefeitura em sua cidade?
Ótima avaliação do Prefeito Paulo Serra. Até mesmo porque sou nascido e criado na cidade, e durante o mandato tive a oportunidade de conhecer muito mais Santo André de ponta a ponta. O trabalho realmente é diário, a gente sempre posta polêmica, pedido, demanda e resultados para os nossos munícipes que nos acompanham e participam do nosso mandato. Em uma avaliação dos últimos 20 anos que venho acompanhando a política, o Prefeito Paulo Serra tirou muita coisa do papel, sendo que grande parte é pedido nosso, coisa que não se via antes. Essa troca de prefeito é muito preocupante para a cidade, principalmente, porque toda vez que troca 1 ano e meio é perdido, então, se há 20 anos estamos trocando prefeitos, nós perdemos quase 7 anos e meio sem resultado nenhum, sem andar nada.
Como vê a atuação da Câmara no acompanhamento desta gestão?
A gestão está sendo bem realizada, cada vereador busca seu espaço na cidade. Eu sou de ponta a ponta, mas gosto de fazer uma discussão maior, mais ampla, porém vejo muito claro o trabalho de todo mundo. Eu acho que a câmara sentiu muito com a Covid, principalmente, na falta das discussões, não só a de Santo André, mas sim de todas as cidades. Eu fiquei muito feliz com esse mandato nosso e a câmera tem tido um papel fundamental.
Como você resume o seu trabalho específico neste mandato?
Eu não vou buscar parâmetros em outros, porque eu estou realmente preocupado com o nosso trabalho, eu tenho uma confiança muito grande na equipe, eu me cobro muito, até porque tem muita gente que adora a gente, então não queremos falhar com essas pessoas. Nosso mandato foi de muito documento, foram praticamente de três a quatro pedidos por dia, mais de cinco mil pedidos/demandas. O Prefeito Paulo Serra atendeu a gente em 3.400, então é muito atendimento, resolve muita coisa. Eu fico muito feliz e tenho orgulho de falar que fui o vereador que trouxe mais de 2 milhões e 500 mil reais de Brasília para Santo André em pedidos nossos.
Por que pretende se reeleger?
Para continuar o trabalho e como eu digo, só a verdade traz mudanças. Eu trabalho com verdade e agora ela continua, eu procuro um crescimento na cidade, para dar continuidade a todo esse processo que tivemos. Vamos ampliando nossos contatos e aumentando os resultados, principalmente, para tirar muito mais do papel.
O que a cidade mais precisa, na sua opinião?
Nossa, está precisando de muita coisa. Podemos pensar de forma macro ou de forma bairrista, afinal, cada bairro tem a sua necessidade e característica. Tem mais vias para asfaltar, tem mais unidade de saúde para fazer, tem que ter um projeto com as crianças de forma intensificada. Santo André é muito grande e temos que trabalhar e atender todo mundo. Temos que dar continuidade e é necessário ter um carinho com o dinheiro público.
Tem algum projeto específico que você vai lutar?
Eu defendo muito o profissional de educação física, inclusive assinei um termo de compromisso para dar continuidade e intensificar esse processo como representante político da profissão.
Em relação à pandemia, como você acha que a cidade deve se preparar para o retorno das atividades normais?
Não só Santo André, mas todas as cidades terão que ter uma responsabilidade muito maior, uma cobrança muito maior, a cobrança que eu digo é com o nosso corpo técnico, com a produção. Vai ser um momento muito complicado, até porque receberemos mais crianças nas redes municipais e mais pessoas na rede de saúde pública.
Na sua opinião, qual deve ser o maior desafio nesse retorno pós-pandemia?
A dificuldade financeira, por isso tem que ter o cuidado com quem realmente quer produzir e quer trabalhar, para que fiquem realmente essas pessoas. Teremos uma intensificação de parceira privada com a parte pública, até mesmo porque se precisar de algo terá que trocar. Esse cuidado financeiro realmente será uma questão não só em Santo André, mas de forma geral.
Em termos eleitorais, como você enxerga o cenário político da cidade?
Eu vejo o trabalho do Prefeito Paulo Serra muito bem realizado, não adianta falar, se você andar na rua verá os resultados e planos tirados do papel. Independentemente de bandeira política, é possível observar a mudança. E eu tenho o objetivo de dar continuidade e continuar crescendo. Quem sabe a gente possa ser a nova safra política da cidade.