Fundação Palmares retira nome de petista da lista de personalidades negras
Candidata à prefeitura do Rio pelo PT, Benedita da Silva, é acusada de improbidade administrativa, teve bens bloqueados e sigilo bancário quebrado
- Data: 01/10/2020 10:10
- Alterado: 01/10/2020 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: UOL
Crédito:
A Fundação Palmares retirou o nome de Benedita da Silva de sua lista de personalidades negras. Segundo o presidente da entidade, Sérgio Camargo, que comunicou a decisão em rede social, a decisão de excluir o nome de Benedita foi tomada porque ela responde a um processo por improbidade administrativa e teve os bens bloqueados.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Benedita comentou a decisão; “Hoje ainda fui surpreendida por uma decisão arbitrária do Capitão do Mato que preside, a mando de Bolsonaro, a Fundação Palmares, que deveria preservar a memória e a cultura do povo negro, mas está fazendo o contrário. Depois de excluir Mandela e Zumbi dos Palmares da lista de personalidades negras ele retirou meu nome desta galeria. O que ele fez é ilegal, é abuso de poder“.
A candidata é acusada de improbidade administrativa pelo Ministério Público. O crime teria ocorrido no período que ela ocupou a secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral.
Com o objetivo de recuperar R$ 32 milhões em danos causados aos cofres do Rio de Janeiro, a justiça determinou, em 2015, o bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário de Benedita.
No final de agosto deste ano, o juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública do Rio, Bruno Bodart, manteve o bloqueio de bens da candidata.