Um secretariado conservador

A lista de secretários municipais anunciada pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, traz, na sua maioria, nomes que o acompanham desde outras gestões

  • Data: 28/12/2021 09:12
  • Alterado: 28/12/2021 09:12
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Um secretariado conservador

Crédito:

Você está em:

Quem acompanha a trajetória política do prefeito recém-empossado de São Caetano, José Auricchio Júnior, para cumprir o seu quarto mandato de governo não se surpreendeu com alguns nomes que aparecem na lista dos escolhidos do alcaide. Isso porque alguns já o acompanham em seu primeiro escalão desde outras gestões. Outros nomes são de extrema confiança do prefeito. É o caso por exemplo da advogada Fabiane Verones Vigilio Galarraga, que foi empossada ao cargo de secretária municipal de Assuntos Jurídicos e de seu marido Luís Alberto Garcia Vigilio de Galarraga, arquiteto, empossado ao cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos.

Outro nome que goza da confiança de Auricchio e de sua família a ocupar cargo no primeiro escalão do governo é do bacharel em Direito, Rodrigo Toscano, que comandará a secretaria municipal de Mobilidade Urbana. Toscano estava na superintendência do SAESA e foi assessor de gabinete do prefeito de 2005 a 2012 e secretário de Governo em 2017.

Para os que apostavam em Tite Campanella, que ocupou o cargo interino de prefeito durante 2021 até o desfecho da ação que terminou com a posse, por voto unânime dos ministros do TSE a Auricchio, para ocupar o cargo de secretário-chefe de gabinete, se enganaram. Nos bastidores políticos era certo o nome de Tite no cargo. Porém, Auricchio preferiu ter seu aliado no comando da Câmara Municipal provavelmente para dar suporte político para o alcaide no Legislativo Municipal. Para o cargo de secretário-chefe de gabinete do Executivo Municipal, Auricchio manteve o advogado Bruno Vassari, um aliado antigo e defensor do prefeito.

Outro cargo ventilado nos bastidores políticos que poderia ser ocupado por Tite era o de secretário de Governo. Porém, o anunciado para comandar a pasta foi Jefferson Cirne da Costa que vinha ocupando o cargo de secretário da Fazenda de São Caetano do Sul.

Os que apostavam na volta da médica Regina Maura para ocupar o cargo de comando da Saúde, se enganaram também. Para a pasta Auricchio, que também é médico, convidou o diretor-técnico do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Marco Antonio Cezario de Melo Junior.

Outro nome contemplado e que acompanha Auricchio desde outras gestões é o do publicitário Thiago Mata, que irá comandar a secretaria municipal de Assistência e Inclusão Social. Mata foi assessor na Secretaria de Assistência e Inclusão Social e na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul nos governos anteriores de Auricchio.

Para ocupar o comando da secretaria municipal de Obras e Habitação, Auricchio traz Iliomar Darronqui que foi diretor do Departamento de Obras, Urbanismo e Habitação, diretor do antigo DAE (Departamento de Águas e Energia), secretário municipal de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul e atualmente é secretário de Serviços Urbanos de São Caetano.

Outros dois nomes ligados de longa data ao prefeito Auricchio e que irão comandar pastas em seu governo é Fernando Trincado Simon, que irá comandar o Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação e Mauro Checkin, de Esporte, Lazer e Juventude.

Trincado é diretor regional da FIESP e foi secretário da pasta entre os anos de 2020 e 2021 e Checkin foi secretário municipal de Esportes de São Caetano de 2004 a 2011 e já estava no comando da pasta na cidade. Auricchio manteve ambos nos cargos.

Para a Controladoria-Geral do Município (CGM), o nome escolhido pelo prefeito foi o de Estela Cristina Bonjardim. Na Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli, que estava ocupando o cargo de secretária-adjunta de Educação na Prefeitura de São Paulo. Para a Fazenda, Paulo José Rossi que estava à frente da secretaria de Finanças de Atibaia.

Para a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com de Deficiência ou Mobilidade Reduzida, o nome escolhido foi o da médica Andrea Alencar de Oliveira .

Para a Cultura, Erike Laerte Busoni, que estava à frente da Estação Cultura. Para Planejamento e Gestão: Stefânia Wludarski, que é graduada em Administração e que estava ocupando a Diretora-Geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul.

Para a Segurança, Lourival dos Santos Silva, que ocupou por duas vezes o cargo de Comandante-Geral da Guarda Civil Municipal de São Caetano.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/12/2021 09:12
  • Alterado:28/12/2021 09:12
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados