Mauá celebra 67 anos com avanços significativos nos serviços de esgoto

Município ocupa posição de destaque na região metropolitana de São Paulo e BRK segue com investimentos, levando mais saúde e qualidade de vida para a população

  • Data: 08/12/2021 11:12
  • Alterado: 08/12/2021 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental
Mauá celebra 67 anos com avanços significativos nos serviços de esgoto

Crédito:Divulgação

Você está em:

Mauá celebra nesta quarta-feira, 08 de dezembro, 67 anos de história, e a evolução nos indicadores de esgoto tem colocado o município em posição de destaque na região metropolitana de São Paulo.

Atualmente, 59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia na estação de tratamento da cidade. Em quase duas décadas de atuação no município, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto, elevou de 72% para 93% o índice dos serviços de coleta e afastamento, além de passar de 0 para 87% o índice de tratamento, possibilitando, além dos benefícios relacionados à saúde das pessoas, uma importante evolução no processo de despoluição dos córregos e cursos d´água que cortam o município. 

A cidade de Mauá conta com mais de 500 mil habitantes e acolhe a nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, que percorre aproximadamente nove quilômetros do município. A sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto que era lançado no local. 

Os córregos Taboão e Itrapoã, que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína, que passa pela Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos em decorrência dos avanços dos serviços de esgoto.

Esses números refletem os investimentos contínuos no sistema público de esgotamento sanitário da cidade, que já ultrapassam R$ 245 milhões, e de um projeto inovador: a operação da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Capuava.  

“Os avanços dos indicadores de esgoto em Mauá beneficiam diretamente o meio ambiente e demonstram a preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população”, informa Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK em Mauá. 

Com capacidade para tratar 100% do esgoto coletado, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá conta com três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas. 

Implantação de uma nova elevatória de esgoto e avanço dos serviços de substituição e limpeza das redes de esgoto:

Em 2021, a BRK investiu em obras para modernização de redes e tubulações e intensificou as ações preventivas de limpeza. Aproximadamente 240 metros de redes foram substituídos de janeiro a novembro deste ano e cerca de 470 metros de novas tubulações foram implantadas na cidade. No mesmo período mais de 220 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 1.207 entupimentos contra 896 em 2021; uma redução de 25%.

Outra frente de trabalho realizada neste ano foi o início da implantação de uma nova estação elevatória de esgoto no bairro Recanto Vital Brasil. Conhecida como estação elevatória do Guaió, por ter impacto direto na recuperação da sub-bacia do rio Guaió, a estrutura conta com investimento de R$ 3 milhões por parte da concessionária e irá beneficiar cerca de quatro mil famílias. O projeto dará suporte diário a rede de esgoto responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências e transportá-los para receberem o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. 

Atendimento ao cliente com inovação digital: 

A BRK ampliou, em 2021, os canais de atendimento digitais, facilitando o acesso dos clientes aos serviços da concessionária por meio de uma experiência mais intuitiva e que pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar.

A empresa conta com uma agência virtual, a Minha BRK (minhabrk.com.br), que permite solicitar de forma online serviços como emissão da segunda via da fatura, histórico de faturas, cadastro para o pagamento com cartão de crédito, notificar a concessionária sobre algum problema, acessar as respostas para as dúvidas mais frequentes e outras facilidades.

Além disso, recentemente a empresa lançou a Minha BRK em formato de aplicativo. Disponível para as plataformas Android e iOS, o novo app traz para o celular dos clientes toda a praticidade e facilidade dos recursos já disponibilizados na agência virtual.

A concessionária também disponibiliza o atendimento pelo telefone 0800 771 0001 e site, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em horário comercial, a concessionária conta ainda com o atendimento por WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, e a página no Facebook. 

“O acesso por meio dos canais digitais traz mais agilidade e segurança para os nossos clientes”, reforça Dias. 

Doações de materiais de apoio para vacinação contra a Covid-19 e ações socioambientais: 

Em apoio ao Movimento Unidos Pela Vacina, idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza a sociedade civil e a iniciativa privada para apoiar os municípios brasileiros com suprimentos necessários para a estrutura de vacinação das cidades, a BRK realizou, em junho, a doação de 300 mil unidades de bandagem antisséptica, além de um refrigerador e 2 freezers verticais para armazenagem de imunizantes para Mauá. A doação dos freezers, que chegam à temperatura de 20° graus negativos, possibilitou que a cidade recebesse as vacinas da Pfizer. 

Ao longo do ano a concessionária também realizou a doação de 843 itens de higiene e limpeza para a Associação Estrela Azul, maior Organização não Governamental do município de Mauá, que atende jovens, adultos e crianças do bairro Jardim Zaira. 

Compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliaram a instituição que, diante das medidas de enfrentamento a Covid-19, passaram a demandar uma maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.

 Em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas monitoradas realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade e palestras presenciais. Porém, ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento, foi lançado um programa de visitas virtual e palestras online sobre o uso correto das redes de esgoto.

A iniciativa contou com a distribuição de aproximadamente 27 mil folhetos entregues juntamente com as faturas de água e esgoto no mês de abril, além da realização de 21 palestras e visitas virtuais que, ao longo do ano, foram acompanhadas por cerca de 1.050 alunos de escolas e Universidades e atendidos pela Associação Estrela Azul. 

Por meio das palestras e visitas on-line, a concessionária transmite conhecimentos práticos sobre os serviços de coleta e tratamento de esgoto e demonstra que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

As palestras de conscientização podem ser realizadas em qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, basta solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected].

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 08/12/2021 11:12
  • Alterado:08/12/2021 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados