Morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Artista deixou seu nome marcado na história cultural brasileira. Ruth foi a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio. Amigos lamentam sua morte

  • Data: 28/07/2019 21:07
  • Alterado: 28/07/2019 21:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Crédito:

Você está em:

Morreu neste domingo, 28, a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e  estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, no Rio. Amigos e colegas lamentam a morte de Ruth de Souza.

Artistas conscientes de sua admirável negritude, como o casal Lázaro Ramos/Taís Araújo, com toda certeza sabem disso, mas não custa lembrar. Ruth Pinto de Souza, ou simplesmente Ruth de Souza, fez história e foi decisiva para o reconhecimento do artista negro no Brasil. Foi a primeira a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e numa peça de Eugene O’Neill, O Imperador Jones. Ruth foi pioneira no Teatro Experimental do Negro. Em 1948, estreou no cinema num papel de Terra Violenta, adaptado do romance Terras do Sem Fim, de Jorge Amado.

Em 1959, foi tão marcante em Oração para Uma Negra, de William Faulkner, de novo no teatro, que ganhou uma bolsa de um ano da Fundação Rockfeller para estudar nos EUA. Voltou de lá mais consciente ainda, numa época em que os negros norte-americanos começavam a se mobilizar na luta por direitos civis.

Ruth de Souza fez muita novela – e algumas pertencem à história. O Bem Amado, Os Ossos do Barão, O Rebu. Fez muito cinema também, e participou de obras seminais como A Morte Comanda o Cangaço, O Assalto ao Trem Pagador, As Cariocas, O Homem Nu. Nasceu no Rio, mas criou-se numa fazenda de Minas Gerais.

A atriz atuou em dezenas de programas na televisão, desempenhando o último papel de sua vida na minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, exibido pela Globo este ano.

Aqui, homenagem a essa grande atriz brasileira, que certamente deixou sua marca na cultura brasileira. Não houve racismo nem preconceito capaz de tirar o brilho dessa mulher.

AMIGOS E COLEGAS LAMENTAM A MORTE DA ATRIZ RUTH DE SOUZA
Zezé Motta
Ruth de Souza se despediu de nós na manhã deste domingo. Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos. Aprendi muito com Ruth, muito mesmo… Há 15 dias atrás tive ainda o privilégio de gravar uma cena com Ruth, para um filme que ainda vai estrear, tenho quase certeza que foi esse o último filme dela, ou seja, Ruth partiu fazendo aquilo que mais amava! Descanse em paz minha amada. Imortal. Lendária. Icônica. #RuthdeSouza #RipRuthdeSouza

Lázaro Ramos
Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que vc formou continuará. Nós seguiremos em honra a vc. Te amo profundamente.

Walcyr Carrasco
Ruth de Souza, grande atriz que construiu carreira no teatro, cinema e na televisão brasileira, partiu para outro plano hoje, aos 98 anos. Deixa um verdadeiro legado. Vá em paz, dona Ruth! Saudades! #ruthdesouza #ripruthdesouza

Beth Goulart
Gratidão Ruth de Souza por seus 98 anos dedicados a arte brasileira, trazendo luz para as consciências da sociedade sobre o preconceito que ainda existe em nosso tempo. Ela foi um farol de talento e coragem, um canto de liberdade e respeito. Reconhecimento, admiração e amor sempre ?? #ruthdesouza #rip #luto #brasil #mundo #dramaturgia #artes #cinema #televisão #teatro #cultura #educação #ripruthdesouza #gratidão ??

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/07/2019 09:07
  • Alterado:28/07/2019 21:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados