Prefeitura faz parceria com empresas e lança programa de turismo industrial
Turismo industrial é mais uma ação da Prefeitura de Santo André visando o desenvolvimento econômico da cidade. O termo de parceria foi assinado com Braskem, Unipar e Rhodia
- Data: 02/04/2019 15:04
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Guilherme Menezes
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
Em mais uma iniciativa de incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Santo André firmou parceria com empresas instaladas no município e lançou oficialmente nesta segunda-feira (1º) o projeto Turismo Industrial e de Inovação.
O conceito desta atividade consiste em uma visita monitorada a uma indústria, empresa ou instituição. Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados. Em 2018, o projeto passou por testes e algumas visitas ocorreram nestas empresas, com alto nível de satisfação. A UFABC (Universidade Federal do ABC) também participa do programa.
“Santo André já tem uma capacidade turística grande, sendo que nos últimos dois anos fomos a cidade do ABC com maior visita de turistas, muito por conta da Sabina e da Vila de Paranapiacaba. Vamos potencializar este vínculo e estaremos totalmente abertos a outras empresas que queiram aderir ao projeto. O turismo é mais um braço deste crescimento no desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito Paulo Serra.
A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego conta com um departamento destacado apenas para esta atividade e que em breve lançará todos os detalhes do programa no site da Prefeitura: http://www2.santoandre.sp.gov.br/.
Numa visita monitorada a uma determinada empresa, o visitante tem a oportunidade de viver uma experiência única, já que além de conhecer o modo de produzir, pode acompanhar de perto uma determinada marca ou produto, seja ele um consumidor, um estudante, um professor, um fornecedor ou um cliente em potencial. Em Santo André, o projeto abrangerá não só as indústrias, mas também empresas e instituições de ensino, especialmente grandes empresas prestadoras de serviços, com atenção especial a empresas inovadoras e criadoras de novas tecnologias, buscando aproximar os mais diversos atores econômicos na contribuição para um ambiente de inovação.
“Estas empresas juntas movimentam atualmente cerca de R$ 1 bilhão em investimentos na nossa cidade e temos que destacar isso. São pontos importantes em Santo André e que mostraram qualidade nas visitas piloto. Temos diversas frentes para desenvolver o turismo no município em diferentes projetos”, comentou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa. A indústria define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção. Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento das marcas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes que envolvam vários segmentos e interesses do público, como história, cultura e gastronomia locais.
Texto: Guilherme Menezes
Fotos: Helber Aggio/PSA