Negociação com Sindicato garante permanência da Dura na região
A Dura Automotive, empresa multinacional que havia anunciado em janeiro o fechamento da unidade em Rio Grande da Serra, reverteu sua decisão e continuará atuando no município
- Data: 13/03/2019 10:03
- Alterado: 13/03/2019 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: SMABC
Assembleia com comunicado de reversão da decisão de fechamento da Dura Automotive, em Rio Grande da Serra. 12.03.2019 Foto: Adonis Guerra/SMABC
Crédito:Adonis Guerra
Os metalúrgicos foram comunicados durante assembleia na tarde desta terça-feira (12). O presidente do Sindicato pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, leu para os trabalhadores carta do gerente global da empresa, Tyrone Jordan, que confirma a decisão de permanecer na região. resultado de negociação com a entidade.
A reversão foi fruto da negociação com o Sindicato, que desde janeiro tem feito conversas com a direção da empresa, o prefeito da cidade, Gabriel Maranhão, e fornecedores da metalúrgica, como Volkswagen, GM, Fiat e Ford.
A proposta negociada pelo Sindicato partiu da aprovação pelos trabalhadores, em assembleia realizada no dia 26 de janeiro, de um plano de recuperação da fábrica. O acordo incluiu reajuste no Plano de Saúde, revisão do valor da PLR e do índice de reposição salarial na data-base.
O coordenador da regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, agradeceu o poder público, que se colocou à disposição para ajudar e trouxe potenciais clientes para a mesa de negociação. O prefeito da cidade, Gabriel Maranhão (sem partido), participou da assembleia. “Nossa negociação só foi vitoriosa porque conseguimos agir juntos: Sindicato, Prefeitura e trabalhadores. Vocês, companheiros, foram fundamentais, vocês respaldaram a gente, seguindo as orientações do Sindicato, só conseguimos reverter a decisão com apoio de vocês”, destacou o sindicalista.
O presidente do Sindicato comemorou a decisão, que vai preservar cerca de 300 empregos e evitar um impacto muito negativo na economia do município e da região. “A primeira conversa que tivemos aqui foi ressaltando que o caminho não seria individual e sim coletivo, mas com o comprometimento de cada um de nós. A luta que nós fizemos aqui foi extraordinária. Reverter esse fechamento, numa situação de crise, não foi fácil. Parabéns aos trabalhadores pela luta”.