Programa Moeda Verde chega ao Núcleo Tamarutaca
Estreia do programa Moeda Verde aconteceu na manhã de quinta-feira (1), trazendo benefícios ambientais e alimentares para mais de 7 mil pessoas
- Data: 02/08/2019 09:08
- Alterado: 02/08/2019 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:Divulgação/Semasa
“Espero que as pessoas tenham consciência de em vez de misturar resíduos recicláveis com os orgânicos, ou jogar na rua, elas troquem por comida, como eu estou fazendo”. É com esse apelo que a moradora Joelma Severina da Silva, moradora do Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar, participou nesta quinta-feira (1º) da estreia do programa Moeda Verde na comunidade de Santo André, que chega para beneficiar mais de 7 mil pessoas do local.
O início da ação foi celebrado com a presença especial de crianças da Entidade Social Todo Mundo Feliz, que aproveitaram para trocar recicláveis por alimentos e participar de uma contação de história. “Criançada, vamos ajudar o papai e a mamãe a separar o lixo reciclável para vir aqui a cada 15 dias trocar por frutas e hortaliças, comer bastante e crescer forte”, pediu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Rossi Barreto Serra, enfatizando que a educação ambiental começa desde cedo.
O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou mais uma expansão do programa. “Nós estamos inaugurando a 11ª comunidade com o Moeda Verde, esse grande programa que vem se consolidando cada vez mais, trazendo qualidade na alimentação das famílias, mais limpeza e organização dos bairros e colaborando com os resíduos secos que chegam às cooperativas de reciclagem”, disse. Em todas as comunidades onde ocorre a iniciativa, já são ao todo mais de 57 mil pessoas beneficiadas, direta e indiretamente.
O ponto de troca de 1 kg de alimento a cada 5 kg de resíduos secos vai ocorrer de quinta-feira na praça da rua Brasílio Machado, a cada duas semanas, das 9h30 às 11h. Neste primeiro dia do programa, os participantes entregaram 366,3 kg de recicláveis e levaram para casa cerca de 74 kg de laranja, banana, melão, alface, catalonia, espinafre, almeirão, milho e mandioca.
“O Moeda Verde chega para trazer mais transformações sociais e ambientais a essa região”, afirmou o vice-prefeito Luiz Zacarias, se referindo às melhorias que estão sendo feitas pela Prefeitura por meio da Operação Prestes Maia, que traz revitalizações de diversas áreas, novas iluminações, dentre outros.
A aposentada Ivete Freire Silvério Fiorotti acompanha de perto as transformações no Núcleo Tamarutaca. Com o Moeda Verde, ela acredita que vão diminuir os problemas de descarte materiais no local. “As pessoas começam a ter um olhar diferente sobre o descarte de resíduos. E com essa ação, o lixo vira luxo”.