Programa Moeda Verde chega ao Núcleo Pintassilgo
Moeda Verde chega à 10ª comunidade e já beneficia mais de 50 mil pessoas; Superintendente do Semasa fez o lançamento do programa no núcleo Pintassilgo nesta quarta-feira
- Data: 31/07/2019 16:07
- Alterado: 31/07/2019 16:07
- Autor: Viviane Raymundi
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação / Semasa
O programa Moeda Verde chegou hoje ao Núcleo Pintassilgo, no Parque Miami, e agora contabiliza 10 comunidades atendidas em Santo André. Com esta etapa de expansão, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa em toda cidade. Nesta quinta-feira (01/08), a iniciativa também será lançada no Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar.
O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou o lançamento da ação em mais uma comunidade. “Quero parabenizar as pessoas que estão participando da iniciativa, que é extremamente importante para o meio ambiente e a saúde da população. Com o Moeda Verde, as comunidades ficam mais limpas porque as pessoas não jogam os materiais recicláveis nas ruas e nos córregos e ainda transformam os resíduos em alimentos de qualidade para toda a família”, disse.
Os moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5kg de resíduos recicláveis por 1kg alimentos hortifrúti, que são entregues pelo Banco de Alimentos de Santo André e produzidos em hortas urbanas da cidade.
“Consegui juntar 85kg de recicláveis. O sentimento é de felicidade, porque agora tenho um monte de frutas, legumes e verduras para as crianças. A nossa alimentação está garantida por mais duas semanas. E daqui a quinze dias eu vou estar aqui de novo, com o peso redobrado de recicláveis”, garante a auxiliar de limpeza Ana Paula dos Santos. Os participantes puderam levar para casa laranja, banana, mandioca, milho, alface , rúcula, couve, almeirão, catalonia, espinafre e rúcula.
A chegada do Moeda Verde no Pintassilgo ameniza um pouco a preocupação de Débora dos Santos Guimarães e do marido dela, que estão desempregados há mais de 5 anos. “Esse programa veio em boa hora porque me ajuda financeiramente e garante o nosso prato de comida”, comemora.
O ponto de troca do Moeda Verde no Pintassilgo fica na rua Pintassilva, próximo ao número 340. A troca será feita sempre às quartas-feiras pela manhã, entre 9h30 e 11h, a cada duas semanas. Os moradores do núcleo entregaram 536,4 kg em recicláveis e levaram para casa cerca de 108 kg de alimentos. Até agora, para uma estreia do programa, é a maior quantidade de materiais recebidos e de alimentos doados.
O lançamento do Moeda Verde no Pintassilgo faz parte da terceira etapa de expansão do programa. Lançado em novembro de 2017 no núcleo Ciganos, em Utinga, o Moeda chegou em abril 2018 às comunidades do Capuava e Jardim Cipreste. Numa segunda fase de expansão, ainda no ano passado, passaram as ser beneficiados as comunidades Eucaliptos, Morro Vista Alegre (Kibon), Santa Cristina e Jardim Cristiane.
Até o fim de 2019, serão 14 comunidades de Santo André beneficiadas pelo programa. Nesta terceira etapa de expansão, o Moeda já chegou aos núcleos do Sítio do Vianas e Cruzado I e II, além do Pintassilgo e do Tamarutaca, amanhã.