Mauá encerra Mês da Mulher com homenagens a centenas de servidoras
Milhares de mulheres participaram dos serviços gratuitos realizados pela Prefeitura de Mauá
- Data: 28/03/2019 10:03
- Alterado: 28/03/2019 10:03
- Autor: Deise Cavignato
- Fonte: PMM
Crédito:Caio Arruda
O Mês da Mulher foi celebrado com comemorações e nesta quarta-feira (27) houve o encerramento de todos os eventos com a presença de centenas de servidoras, que lotaram o Teatro Municipal de Mauá. Além das ações culturais como a interpretação das cinco violências contra as vítimas de abuso (física, sexual, patrimonial, psicológica e moral), o evento teve a apresentação da Banda Lyra, trovadoras e outras atrações.
O prefeito Atila Jacomussi subiu ao palco junto da aposentada Benícia Regina Conceição, mãe do ex-prefeito Donisete Braga para homenagear todas as servidoras: “A dona Benícia trabalhou como servidora por décadas na área da Saúde e merece esse reconhecimento e todo o meu respeito. É em nome dela que agradeço a presença de todas e dedico este mês tão especial”, afirmou o prefeito.
Março foi totalmente consagrado para prestar homenagens às mulheres e, para isso, diversos serviços gratuitos foram disponibilizados, como no Dia Internacional da Mulher, em que foram realizados penteados, escovas, maquiagem, esmaltação, limpeza de pele, massagem, exame de vista, entre outros.
Com relação à Saúde, duas ações atenderam milhares de mulheres como a Carreta da Mamografia, que recebeu cerca de 600 pessoas, entregando os diagnósticos precisos uma semana após o exame. As mulheres que eventualmente tinham algum problema,foram encaminhadas para acompanhamento médico. Assim também é o mutirão do papanicolau, que mobilizou as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para atender outras centenas de mulheres entre os dias 25 e 29 de março.
A entrega da cartilha “5 tipos de violência que a mulher deve denunciar” também é um alerta para todas as mauaenses. E completando este material, a administração Um Novo Tempo conseguiu um convênio para trazer o SOS Mulher, um aplicativo de celular feito pela Polícia Militar, que estará ativo em até 45 dias na cidade. Esta ferramenta possibilitará a denúncia em segundos contra o agressor que não cumprir a medida protetiva, com a ida imediata de uma viatura policial ao local, trazendo segurança à vítima.
E por fim, o Fundo Social de Solidariedade de Mauá terá novos cursos de qualificação também em parceria com o governo do Estado de São Paulo, para gerar maior renda. São cursos de padaria artesanal (que já possui a inscrição de 58 mulheres), escola de moda – corte e costura (40 inscritas), escola de moda – assistente de cabeleireiro (31 cadastradas) e Construção Civil – Assentamento de piso e azulejos (cinco mulheres até o momento).
Outra tratativa beneficiará mais pessoas, isso porque o governo está em tratativas de realizar um convênio com a Santa Casa de Mauá para que volte a se realizar atendimentos gratuitos para maternidade, mamografia, ultrassom, além de ampliação dos serviços para hemodiálise, cateterismo.