Ribeirão Pires lança Currículo Municipal da Educação Infantil
O documento norteador é fundamentado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e foi aprovado pelo Conselho Municipal da cidade
- Data: 29/11/2019 09:11
- Alterado: 29/11/2019 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires lança Currículo Municipal da Educação Infantil
Crédito:João Damásio
Nessa quarta-feira, dia 27, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu cerimônia de lançamento do Currículo Municipal da Educação Infantil.
O evento, realizado na sede da Faculdade ENAU, contou com a presença do vice-prefeito Gabriel Roncon; da secretária de Educação, Flávia Banwart; além de professores, profissionais de educação e comunidade escolar.
“Ribeirão Pires dá um passo importante com a elaboração desse documento norteador. O currículo é fundamental para as práticas pedagógicas, visando formar cidadãos que possam intervir e fortalecer a sociedade”, afirmou Gabriel Roncon.
O documento inédito na cidade foi elaborado por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município. A ação está alinhada à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atende a legislação vigente, garantindo o direto de aprendizagem de forma integral.
Durante o evento, foi realizada palestra sobre “Perspectivas Pedagógicas para a prática do Currículo”, ministrada pelo professor mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Douglas Dantas, que ressaltou a iniciativa pioneira da cidade na construção do documento.
Os encontros de elaboração do Currículo da Educação Infantil tiveram início em abril desse ano, com participação de professores; gestores escolares; membros do Conselho Municipal de Educação; representantes sindicais e equipe técnica da Secretaria de Educação.
O conteúdo proposto passou por consulta popular; foi referendado durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em setembro de 2019; e avalizado pelo Conselho Municipal, em outubro desse ano.
“A elaboração de forma coletiva foi muito importante porque colocou, também, o professor como protagonista do processo”, reforçou a professora assistente da rede municipal de ensino, Lucia Adriana Braga.
O documento estará, em breve, disponível no site da Prefeitura.