Arte em grafite marca etapa de projeto de revitalização do Parque do Pedroso
Ação voluntária ocorreu neste domingo (16) em parceria com grafiteiros e jovens de paróquia da região
- Data: 18/02/2020 09:02
- Alterado: 18/02/2020 09:02
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Arte em grafite marca nova etapa de projeto de revitalização do Parque do Pedroso
Crédito:Divulgação/Semasa
O Semasa (Serviço Municipal e Saneamento Ambiental de Santo André) tem intensificado as ações para revitalização dos espaços do Parque Natural do Pedroso. Neste último domingo (16), em parceria com o grupo Grafiteiros da Guerra das Cores e jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, foi realizada uma mobilização de arte em grafite que deu mais cor e vida às paredes do vestiário, localizado próximo às quadras poliesportivas.
A atividade marca o projeto de renovação do parque que também contribui para a apropriação do espaço, por meio da arte, por jovens e artistas da região. A base para os grafites foi feita com tinta branca descartada nas Estações de Coleta do Semasa, sem nenhum custo para o poder público. Os sanitários junto às quadras também receberão grafitagem, durante a próxima oficina que ocorrerá no dia dia 22/3.
Neste ano, a autarquia também realizou a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.
A proposta de revitalização do Pedroso envolve ainda a reforma dos banheiros, da guarita e da antiga lanchonete. Todos estes espaços serão contemplados por meio de compensação ambiental, também sem custo para o poder público. Após a reforma da lanchonete, inclusive, está previsto processo licitatório para exploração comercial do local. A longo prazo, dentro do projeto de melhorias, o Semasa estuda ainda a reativação do pedalinho no lago do Parque do Pedroso. A atividade já foi símbolo do local nos anos 1970 e 1980 e, como o lago não é mais utilizado para abastecimento público, possibilita a volta dos passeios.