Sesc Santo André exibe documentário com olhar poético e humanizado da periferia
‘Perspectivas em cena’ traz entrevistas com pessoas que têm histórico de luta social e de superação nas comunidades onde moram
- Data: 23/01/2020 11:01
- Alterado: 23/01/2020 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: Palco Cultural
Documentário Perspectivas em cena
Crédito:divulgação
O Sesc Santo André exibirá, na próxima quarta-feira (29), a partir das 18h, o documentário ‘Perspectivas em cena’, uma produção que busca valorizar histórias de moradores das comunidades de Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral, Tamarutaca, Jardim Cristiane e Jardim Alzira Franco.
O curta-metragem foi produzido, no fim do ano passado, pelo coletivo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André) e por moradores das cinco comunidades, o que traz um olhar mais atento, poético e humanizado da periferia.
“Os personagens do documentário têm importância nos bairros onde vivem, são exemplos de superação, solidariedade e luta social. A produção também mostra o cotidiano da periferia, que reforça características como sobrevivência, convivência, orgulho e cooperação”, explica Carolina Estéfano, que coordenou o projeto Favela Na Tela, responsável pela produção. A iniciativa, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Santo André, possibilitou que jovens moradores de regiões carentes aprendessem sobre produção e edição de vídeo, roteirização e captação de imagens.
No Sesc Santo André, o Perspectivas em cena será exibido no Espaço de Tecnologia e Artes. Também haverá discussão sobre o processo de produção do documentário e ‘a favela que eu vejo’, além de apresentação do músico e poeta Éverton Ferreira Marques, o Mc Araújo Paz, de 31 anos, que é morador do Alzira Franco, militante da cultura hip hop e um dos participantes do projeto Favela Na Tela. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. O Sesc está localizado na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar.
Exposição ‘A favela que eu vejo’
Como parte do projeto Favela na Tela e do documentário Perspectivas em cena, será lançada a exposição fotográfica A favela que eu vejo, que acontece no dia 31 de janeiro, às 19h, no Museu de Santo André. A mostra reúne imagens captadas nas comunidades pelos próprios participantes do projeto. No dia da estreia também ocorrerá a exibição do documentário, apresentação musical com o poeta Mc Araújo Paz e coffee-break. A exposição ficará disponível até 28 de março. O endereço do museu é na rua Senador Fláquer, 470, Centro de Santo André.