Últimos títulos do Palmeiras têm histórico de heróis improváveis como Breno Lopes
Breno Lopes marcou o gol que deu o bi da Libertadores ao verdão, porém, últimos títulos também tiveram heróis improváveis
- Data: 01/02/2021 18:02
- Alterado: 01/02/2021 18:02
- Autor: Gabriel Plasa
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Cesar Greco / Palmeiras
O Palmeiras conquistou, de forma merecida, o seu segundo título da Libertadores da América neste sábado, em um confronto truncado contra o Santos, com um gol nos momentos finais de um jogador que tem pouco mais de 2 meses de casa. Mas será que os palmeirenses lembram dos jogadores que foram fundamentais para os principais títulos da equipe nos últimos 20 anos?
O primeiro título do verdão da competição, em 1999, também teve um herói improvável que se tornou um dos, senão o maior, ídolo da história do clube. São Marcos não era santo, nem titular, até a Libertadores daquele ano. O goleiro, que havia chegado no time em meados de 1992 tinha tido apenas uma oportunidade na equipe principal, em 1996 e era apenas o 4º reserva. Depois disso, Marcos foi para a equipe de aspirantes do Palmeiras e quando Velloso, outro ídolo palmeirense, se machucou, foi a vez do eterno camisa 12 agarrar, literalmente, a sua grande chance e se tornar peça fundamental para a conquista da américa, sendo escolhido como melhor jogador da competição, se tornando o primeiro goleiro da história a ganhar esse prêmio.
Depois do título da Libertadores o Palmeiras passou um bom tempo sem conquistar um título de expressão e voltou a ser campeão nacional em 2012, na Copa do Brasil. Quem não se lembra da final contra o Coritiba, emocionante para a torcida palmeirense. O verdão havia vencido por 2 a 0 o primeiro jogo e foi decidir o título no estádio Couto Pereira contra um Coritiba muito bem montado. O Coxa abriu o placar e a torcida palmeirense tinha grandes esperanças em Marcos Assunção, mas quem deu o segundo troféu da Copa do Brasil para o Palmeiras foi Betinho. O atacante que havia sido contratado às pressas para substituir o artilheiro do verdão na época, Barcos, fez um gol que poucos palmeirenses acreditaram e deu um título importante para o Palmeiras, que no final daquela temporada caiu para a segunda divisão.
Após anos ruins, novamente, a patrocinadora master do Palmeiras se tornou a Crefisa, que contratou grandes jogadores para o time. Novamente sem muitas crenças por parte da imprensa, o Palmeiras chegou a outra final da Copa do Brasil, desta vez contra o Santos. No segundo jogo a partida foi para os pênaltis e, com tantos bons jogadores, a penalidade do título ficou no pé de um goleiro que havia chegado ao Palmeiras em 2013 para disputar a Série B. sem nunca ter batido um pênalti na sua carreira, Fernando Prass cobrou o 5º e virou ídolo no momento que chutou aquela bola para dentro do gol e garantiu o tricampeonato para o verdão.
No ano seguinte, o Palmeiras fez uma boa campanha e garantiu o título do campeonato brasileiro na 37ª rodada. Jean, lateral-direito da equipe e peça fundamental para o esquema de Cuca não pôde entrar em campo e para o seu lugar Fabiano foi o escolhido. O verdão venceu por 1 a 0 com gol de Fabiano em uma jogada ensaiada que não era para terminar com a finalização do lateral. O Palmeiras chegou ao seu 9º título, graças ao gol de um jogador que era muito criticado pela torcida.
2 anos depois, o verdão conquistou novamente o campeonato brasileiro em um ano muito bom para a equipe, que teve uma arrancada para o título impressionante. Focado na Libertadores, o Palmeiras deixou o Brasileirão como segunda opção e Felipão colocava apenas os jogadores que eram menos utilizados para jogar. Um desses jogadores era Deyverson, que foi muito criticado pelos torcedores durante toda a sua passagem pela equipe de Palestra Itália. Com Dudu, Willian, Felipe Melo, todos fazendo um ótimo ano, foi do pé esquerdo de Deyverson que veio o gol do título contra o Vasco, no estádio São Januário.
A saga de heróis improváveis do Palmeiras teve outro capítulo neste final de semana, quando Breno Lopes entrou aos 40 minutos e cabeceou para o gol aos 53, levando o verdão para o tão sonhado mundial.
O Mundial de Clubes começa para o Palmeiras no próximo dia 07/02 e o verdão não contará com seu herói improvável da Libertadores. Breno Lopes foi contratado em novembro, quando a janela de transferências internacional estava fechada, fazendo com que sua inscrição seja impossibilitada para a competição.