Na trilha do fetiche
Com versão 1.0 Freestyle do Ka, Ford ganha competitividade no dinâmico segmento de compactos aventureiros
- Data: 02/09/2019 14:09
- Alterado: 02/09/2019 14:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
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A demanda por utilitários esportivos e veículos com estética aventureira não para de crescer – hoje são responsáveis por quase um quarto das vendas de automóveis no Brasil. Para atender esses consumidores que aspiram ter veículos de aspecto robusto e desbravador, todas as marcas investem em veículos com essas características. No caso da Ford, seu modelo mais vendido, o compacto Ka, expressa bem essa tendência. Depois de lançar, em novembro do ano passado, a versão Freestyle com motor 1.5 Flex de 136 cavalos, a marca resolveu ampliar a oferta dessa configuração aventureira do Ka com o lançamento da versão 1.0 Flex de 85 cavalos – a configuração 1.5 passou a ser oferecida somente com câmbio automático de seis marchas. Segundo pesquisas da Ford, entre os hatches de entrada, as características de utilitário esportivo são desejadas por cerca de 22% dos consumidores, mas apenas 5% dos modelos vendidos oferecem tais características. Oferecida por R$ 56.690, a versão FreeStyle do Ka com motor 1.0 amplia a abrangência da Ford na faixa de entrada do segmento de hatches aventureiros.
O preço não chega a ser barato para um modelo com motor 1.0, mas a Ford colocou no Ka 1.0 Freestyle quase tudo que faz brilhar os olhos dos consumidores desse segmento. Para atender quem sonha ter um crossover, a versão chega com os mesmos conteúdo e adereços aventureiros da versão Freestyle com motor 1.5. Lá estão a grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, piscas integrados nos retrovisores, aplique inferior em prata nos para-choques e moldura em preto fosco no contorno da carroceria. O rack de teto é funcional e tem capacidade para cinquenta quilos. A altura livre do solo é de 18,8 centímetros e a bitola – distância entre as rodas do mesmo eixo – foi ampliada em três centímetros. Além da estética, a Ford tratou também de enrijecer a estrutura, reforçou o monobloco e a suspensão, com a adoção de uma barra estabilizadora mais grossa, além de receber amortecedores e molas 30% mais resistentes na traseira e amortecedor com limitador hidráulico na frente. A nova versão adota rodas e pneus de perfil maior, 185/60 R15.
Por dentro, o Ka 1.0 Freestyle perde o jeitão de carro de entrada e recebe um tratamento mais sofisticado, com painéis internos em preto e marrom. Os bancos revestidos em couro e tecido trazem duas faixas em tom mais claro no centro e nas costuras aparentes. As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle. A central multimídia Sync agora é da geração 2.5, identificada pela tela menor de sete polegadas – o Sync 3 tem um monitor de oito polegadas. Não traz GPS interno, mas tem recursos de comandos de voz, conexão com Android Auto e Apple CarPlay e pode espelhar Waze ou Google Maps. Em relação ao Freestyle 1.5, a versão 1.0 fica devendo os airbags laterais e de cortina e a câmara de ré. Mas permanecem de série o sensor traseiro, o controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e a direção elétrica progressiva com sistema que reduz a transferência de torque para o volante e controla desvios provocados por ventos laterais ou desníveis no piso – o chamado ‘Pull Drift Compensation’ (PDC). O Ka FreeStyle 1.0 é equipado também com um sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir a segurança.
Principal novidade da versão, o motor 1.0 tricilíndrico TiVCT Flex entrega 85 cavalos com etanol e 80 com gasolina. Já o torque fica em 10,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 10,7 kgfm a 4.500 mil rpm com etanol. Ainda não há índices oficiais do Inmetro para a versão, mas esta mesma motorização na versão SE obteve notas A na categoria e B no geral, com consumo de 9,2/13,4 km/l na cidade e 10,7/15,5 km/l na estrada, com etanol/gasolina. Contudo, o atributo que o Ka 1,0 Freestyle usa para seduzir os consumidores é mesmo a estética “off-road”, com detalhes que deram um ar mais vigoroso ao compacto.
EXPERIÊNCIA A BORDO
Dimensões bem solucionadas
O Ka é um hatch compacto, mas a boa altura interna amplia a sensação de espaço. A área para joelhos, ombros e cabeça é recomendável para quatro adultos – levar cinco compromete o conforto no banco traseiro. Com esta versão 1.0 Freestyle, a Ford elevou o nível de seu modelo de entrada ao incorporar equipamentos pouco usuais no segmento, como controles de estabilidade e tração, auxílio para partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e sistema isofix. A nova versão traz uma significativa melhora nos materiais empregados e no acabamento interno. O revestimento dos bancos, que mistura tecido e couro, dá certa classe ao carro.
O Ka 1.0 Freestyle é bastante fácil de interagir, com sua tela touch de 7 polegadas posicionada no alto do console frontal. O volante multifuncional permite comandar a central multimídia e o controle de cruzeiro. O habitáculo ficou mais silencioso graças aos novos vidros dianteiros acústicos. O porta-malas de 257 litros pode não ser dos maiores, mas os tapetes do porta-malas são de borracha e com formato de bandeja, o que facilita muito a limpeza.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Simples e eficiente
O motor 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros é moderninho – tem duplo comando variável independente de válvulas, coletor de escape integrado e correia banhada a óleo. Entrega 85/80 cavalos de potência a 6.500 rpm com etanol/gasolina – potência suficiente para embalar o carrinho de pouco mais de uma tonelada. Já em 1.500 giros, o motor disponibiliza 87% do torque máximo de 10,7 kgfm com etanol – que surge plenamente em 4.500 rpm – e de 10,2 kgfm com gasolina, atingido em 3.500 rpm. O fato de grande parte do torque já estar disponível em baixos giros se reflete em um veículo bem agradável de se dirigir. Não permite um uso mais esportivo como a versão 1.5, mas apresenta algum vigor e proporciona um ganho de velocidade progressivo. Em subidas íngremes, o Ka não perde fôlego, desde que o motorista não tenha preguiça de usar a caixa de marchas. O modelo não apresenta as vibrações excessivas típicas dos motores com três cilindros e a transmissão manual permite trocas precisas. Segundo a Ford, conta com dupla sincronização nas três primeiras marchas e ré sincronizada, o que contribui para a suavidade dos engates.
A altura livre do solo aumentada para 18,8 centímetros – 1,8 centímetro mais alto do que o Ka “normal” –, a bitola três centímetros maior e os reforços na barra estabilizadora e no eixo traseiro, combinados aos pneus medida 185/60 R15, conferem ao Ka 1.0 Freestyle uma maior sensação de estabilidade, mesmo em pisos ruins. Controles eletrônicos de estabilidade e de tração são complementados por um sistema de proteção anticapotamento que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria. A direção elétrica conta sistemas para filtrar vibrações e compensar variações na pista. A calibração da direção elétrica é específica para o Freestyle. A Ford adaptou a suspensão retrabalhada do Freestyle 1.5 ao modelo 1.0, o que tornou o conjunto um pouco mais rígido. Nada que chegue a comprometer o conforto. Com seu bem resolvido câmbio manual, o Ka 1.0 Freestyle é uma boa dica de carro para quem quer aprender a dirigir. Entrega o básico em termos de tecnologia e segurança – sem grandes excessos, mas também sem grandes carências.
FICHA TÉCNICA
Ford Ka 1.0 Freestyle
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 997 cm³, três cilindros em linha, duplo comando variável na admissão e no escape no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência: 80/85 cavalos com gasolina/etanol a 6.500 rpm.
Torque: 10,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 10,7 kgfm com etanol a 4.500 mil rpm.
Diâmetro e curso: 71,9 mm X 81,8 mm. Taxa de compressão: 12:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Controle de estabilidade de série.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD com assistência de frenagem e de partida em rampa.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,89 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,57 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.066 kg.
Capacidade do porta-malas: 257 litros.
Tanque de combustível: 51,6 litros.
Produção: Camaçari/BA, Brasil.
Lançamento: 2019.
Preço: R$ 56.690.