Alunos da FEI fazem visita técnica no Serafina Offices Patriani
Prédio comercial que será entregue pela Construtora Patriani no próximo ano é cenário para troca de ideias sobre inovação
- Data: 12/09/2019 17:09
- Alterado: 12/09/2019 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Patriani
Alunos de Engenharia Civil da FEI fazem visita técnica no SERAFINA OFFICES PATRIANI
Crédito:Construtora Patriani/Paulo Francisco Schnel Junior
O empreendimento comercial SERAFINA OFFICES PATRIANI, que a PATRIANI está construindo no bairro Jardim, em Santo André, recebeu alunos do 6º semestre do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário FEI, de São Bernardo.
O grupo comandado pelo professor e chefe do laboratório de Materiais de Construção, Rui Barbosa de Souza, teve a oportunidade de conhecer como a CONSTRUTORA PATRIANI tem inovado na execução de suas obras, agregando materiais de qualidade e tecnologias que garantem cada vez mais segurança e modernidade nos empreendimentos.
“A PATRIANI é um nicho interessante porque não tem soluções em massa, padronizadas. São soluções que envolvem decisões de Engenharia, e para nós isso é muito bom, porque requer a personalização do trabalho e, consequentemente, no atendimento ao cliente, o que por um lado não é tão simples, mas certamente para nós é um grande desafio para inovar”, detalhou o professor Rui.
Os alunos conheceram sobre como são aplicadas as normas de segurança, noções gerais do planejamento de execução e os protocolos de sustentabilidades que são cumpridos no SERAFINA OFFICES. O prédio é o único no Grande ABC em construção que busca a certificação internacional Aqua para soluções sustentáveis.
“Nosso objetivo é desenvolver inovações para a construção civil, e isso só se consegue quando colocamos os alunos em campo, vendo de perto como são feitos as lajes, os materiais usados, os processos de drenagem do solo e a escavação de terra. Queremos essa parceria para que eles percebam as necessidades da construtora e criem soluções como startups que oferecem ideias para mobilidade, infraestrutura, aplicativos que ajudem na gestão da obra e outros. Enfim, tudo que provoque o interesse”, detalha o chefe do laboratório de materiais de construção.
“Estou impressionado com a organização das coisas, a limpeza e o planejamento que a PATRIANI tem para realizar a obra. Já faço estágio e pude ver em muitos lugares a falta de tudo isso. Para nós, que estamos em fase de aprendizado, faz muita diferença. Achei muito interessante como é feito o processo de drenagem da água”, explicou o estudante Danilo da Silva Dante.
Junto com os profissionais responsáveis pela obra do SERAFINA OFFICES, os alunos tiraram dúvidas sobre plataformas e aplicativos que ajudam na elaboração do planejamento, técnicas de marcação de eixos dos pilares, contenção de desperdício de materiais e a organização para não incomodar os vizinhos, dentre outros itens.
“É muito bom viver essa experiência, escutar o conhecimento dos engenheiros e sentir de perto como será a nossa vida profissional. Gostei muito da obra e pude constatar muitas coisas que aprendemos em engenharia racionalizada, como por exemplo, a maneira como PATRIANI trabalha com as regras de segurança e organização dos trabalhos”, disse a aluna Isabella Macedo Furigo.
“A visita dos alunos em nosso ambiente de trabalho é uma troca de experiências muito bacana. Temos a oportunidade de contribuir com a formação deles, mostrando em campo um pouco do dia a dia de uma obra. Interessante também é observar a grande vontade que todos têm em aprender e a preocupação social e sustentável, que já é característica dessa geração, o que se torna combustível motivacional, inclusive, para nós”, enfatizou o engenheiro responsável pela obra, Ricardo Gama Bueno de Camargo.