Colégio Stocco é a primeira escola do ABC a implantar usina de energia solar
Em menos de quatro meses de operação, o sistema já produziu energia limpa suficiente para aquecer 20 mil banhos de chuveiro, manter em funcionamento aproximadamente mil geladeiras
- Data: 07/08/2019 14:08
- Alterado: 07/08/2019 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Stocco
Colégio Stocco é a primeira escola do ABC a implantar usina de energia solar
Crédito:divulgação
Uma das instituições de ensino de maior tradição no ABC, o Colégio Stocco reforça cada vez mais sua estratégia de gestão administrativa e educacional baseada em programas de tecnologia e inovação.
A mais recente novidade é a implantação de uma usina para captação de luz solar e produção de energia elétrica, iniciativa inédita no segmento educacional da região.
“A história do Stocco sempre esteve associada à responsabilidade socioambiental. Este projeto é uma continuidade desse propósito, favorecido e adaptado aos benefícios da tecnologia moderna”, explica a diretora geral do colégio, Jozimeire Stocco.
Em menos de quatro meses de operação, o sistema já produziu energia limpa suficiente para aquecer 20 mil banhos de chuveiro, manter em funcionamento aproximadamente mil geladeiras ou abastecer, por um mês, 23 residências.
Devido a suas condições favoráveis, como ausência de sombreamento, irradiação solar face norte e dimensões adequadas, a unidade 2 do colégio, na Vila assunção, região central de Santo André, foi escolhida para receber a usina.
Sobre a laje do edifício, em área de 350 m² – correspondente às medidas de duas quadras poliesportivas -, estão distribuídas 155 placas fotovoltaicas monocristalinas. Trata-se de conjunto de painéis que capta luz solar e a converte em energia, consistindo no chamado efeito fotovoltaico.
Enquanto os combustíveis fósseis produzem poluentes, o processo de geração a partir do sistema fotovoltaico não emite gases nocivos à saúde e evita o aquecimento global.
Construída em um mês, a usina é capaz de produzir 6,3 mil quilowatts/hora em média por mês e deve garantir 100% da energia necessária para o funcionamento das 1 e 2 do colégio.
Toda a operação é monitorada em tempo real, permitindo que funcionários e alunos saibam, a partir de um painel de controle, o volume de energia limpa gerada e quanto de gás carbônico deixou de ser despejado na atmosfera.
Esse ganho é representado pela relação menos poluição; mais árvores cultivadas. Desde o seu funcionamento, a usina do Colégio Stocco evitou a emissão de 2,76 toneladas de CO2, o que significa acréscimo de 11 árvores na natureza.
“Além dos benefícios ambientais e econômicos, nosso objetivo é tornar a usina de energia solar um importante objeto de estudo e aprendizagem para alunos e professores, pois envolve conceitos em diversas áreas do currículo escolar, como física, matemática e geografia”, explica o diretor administrativo e operacional da instituição, Roberto Belmonte Júnior.
Fundado em 1954, o Colégio Stocco é umas das principais instituições de ensino do ABC. Conta com três unidades direcionadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental.