Black Friday 2020: celulares e eletrônicos são os mais pesquisados, aponta o Google

Levantamento mostra que essas duas categorias e itens de moda têm o maior volume de vendas antecipadas este ano, considerando as lojas que oferecem descontos desde o início do mês

  • Data: 17/11/2020 14:11
  • Alterado: 17/11/2020 14:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Black Friday 2020: celulares e eletrônicos são os mais pesquisados, aponta o Google

Consumidores fazem compras antecipadas aproveitando lojas que fazem descontos desde o início do mês

Crédito:Reprodução

Você está em:

A pesquisa também mostra os itens mais comprados antecipadamente, considerando que muitas lojas fazem promoções durante todo o mês. Nesse quesito, smartphones e gadgets aparecem na segunda e na terceira posição, respectivamente, encabeçados pela categoria moda. “Tradicionalmente, celulares e eletrônicos são categorias de alta intenção de compras para a Black Friday”, diz o líder de insights para varejo do Google Brasil, Rodrigo Chamorro.

A pesquisa foi realizada com 850 brasileiros conectados de 6 a 8 de novembro e revela uma alta expectativa para a Black Friday, segundo Chamorro.

“Um estudo encomendado pelo Google e realizado pela Provokers mostra que 6 entre cada 10 consumidores declararam que irão aguardar a Black Friday da sexta-feira , 27 de novembro para comprar um produto que pretendem adquirir nos próximos 6 meses”, diz o especialista, que também frisa o planejamento do brasileiro: 62% pesquisam o que vão comprar com um mês ou mais de antecedência. Para ele, “a Black Friday de 2020 será sobre fazer bons negócios”.

Categorias com maior antecipação de pesquisa e de espera para a virada da Black Friday 2020, segundo o Google

Eletrônicos – 37% e 34%

Celulares – 34% e 35%

Moda – 28% e 24%

Eletro e portáteis – 25% e 27%

Móveis e decoração – 21% e 20%

Alimentos e bebidas – 12% e 16%

Efeitos da pandemia

Para Chamorro, o comportamento “cauteloso” do consumidor tem relação com a pandemia de covid-19, que trouxe mudanças de comportamento e desencadeou uma nova relação com o digital, deixando o consumidor “mais consciente de suas prioridades e mais planejado”.

Ele também aponta que a diminuição da renda e o aumento da incerteza sobre o futuro são fatores que possivelmente desencadearam a antecipação de pesquisa e de espera para a virada da Black Friday 2020.

Antecipação de compra

Por outro lado, a pesquisa do Google também traz dados de consumidores que anteciparam as suas compras para a Black Friday deste ano. “A data se estendeu para a quinta-feira, a semana, o mês e o pós-Black Friday, se consolidando como uma temporada de compras”, aponta Chamorro, que destaca as promoções antecipadas dos varejistas para evitar aglomeração no dia do evento, que este ano é em 27 de novembro.

Categorias com maior antecipação de compras , aproveitando as promoções dos varejistas para a Black Friday 2020, segundo o Google

Moda – 26%

Celulares – 23%

Eletrônicos – 20%

Eletro e portáteis – 19%

Móveis e decoração – 14%

Alimentos e bebidas – 13%

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados