Trump, principal desinformador do Coronavírus, o enfrenta agora
Com 74 anos e acima do peso, mesmo com sintomas leves, o presidente americano está no grupo de risco e está internado no hospital militar
- Data: 03/10/2020 11:10
- Alterado: 03/10/2020 11:10
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: G1
Trump
Crédito:Tia Dufour/Official White House Photo
Na última sexta-feira (02), por meio de suas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que testou positivo para a Covid-19. Porém, o surto da doença na Casa Branca foi maior do que se imagina, isso porque, além de Trump, a primeira-dama Melania, quatro assessores, dois senadores e um apoiador estão infectados pelo coronavírus – importante dizer que todas as pessoas estiveram na residência oficial nos últimos dias.
Ainda sobre o presidente dos Estados Unidos, Trump foi levado no fim do dia de ontem, de helicóptero, ao Centro Médico Militar Walter Reed, que fica próximo da capital Washington. Ademais, a medida foi executada como uma forma de precaução. Até o momento, o presidente teve apenas uma leve febre, congestão nasal e tosse, porém, caso a situação clínica piore, Trump vai transferir o poder ao vice, Mike Pence – que está longe da Casa Branca.
Na madrugada deste sábado (03), como forma de acalmar os apoiadores, o presidente publicou em seu Twitter um breve texto falando: “tudo indo bem, eu acho! Agradeço todo o apoio”. Mesmo com sintomas leves, a preocupação com o quadro clínico de Trump é grande, isso porque ele tem 74 anos, sobrepeso, doença cardíaca leve, colesterol alto e não há relatos de que o presidente tenha uma dieta saudável ou faça exercícios.
Inicialmente, Donald Trump deve ficar hospitalizado por dias, mesmo que os sintomas não sejam tão aguados. Além disso, o presidente recebeu um tratamento em fase experimental produzido pela farmacêutica Regeneron, este que utiliza linfócitos B (células que produzem os anticorpos) de pacientes que já tiveram a doença.
Por fim, além do tratamento citado, os médicos receitaram uma droga intravenosa antiviral. Trump também tomou outras substâncias, como vitamina D, analgésicos e medicamento para gastrite.