Ossa comemora os 150 anos de ‘O Guarany’ com micro-ópera virtual
Celebração será nesta quarta-feira, às 19h, pelas redes sociais
- Data: 04/11/2020 14:11
- Alterado: 04/11/2020 14:11
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Divulgação/PSA
A ópera ‘O Guarany’, obra de Antônio Carlos Gomes, teve sua estreia há exatos 150 anos. Para lembrar a data desta que é considerada a ópera mais importante do cenário musical brasileiro, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) preparou mais uma das micronarrações sinfônicas durante o período de isolamento social. A apresentação, com a participação do Coro da Cidade de Santo André, será lançada nesta quarta-feira (4), às 19h, pelas redes sociais.
Baseada no livro homônimo, de José de Alencar, a obra tem como herói o índio Pery, e revela aspectos importantes da cultura brasileira da época. O Guarany projetou o nome de Carlos Gomes para toda a Europa e trouxe reconhecimento para a produção operística brasileira, já no século XIX.
O novo trabalho do projeto de micronarrações sinfônicas mantém o aspecto lúdico dos anteriores, além de se adequar à linguagem atual da internet em virtude da pandemia. De acordo com o maestro Abel Rocha, diretor artístico da Ossa, a obra conta o enredo da ópera em apenas sete minutos, sem perder de vista a excelência musical unida a uma estética visual cativante. “Essa é nossa proposta de arte visual para música sinfônica, uma vez ainda estamos impossibilitados de realizar apresentações ao vivo nos palcos da cidade”, destaca o maestro.
Serviço
Lançamento da micro-ópera em celebração aos 150 anos de ‘O Guarany’, de Antônio Carlos Gomes
Com a Orquestra Sinfônica de Santo André e o Coro da Cidade de Santo André
Dia 4 de novembro, às 19h
Acesso: Facebook (fb.me/e/cBOAZf1hw)
Grátis
Direção geral: Abel Rocha
Concepção visual: Luisa Almeida
Rosana Lamosa: Cecília
Paulo Mandarino: Pery
Leonardo Neiva: Gonzales
Saulo Javan: Don Antonio
Anderson Barbosa: Cacique