Segunda coletânea da Mostra ‘Infâncias Plurais’ entra no ar no site do Itaú Cultural

Na segunda semana da mostra, outros seis audiovisuais experimentais para as crianças podem ser assistidos, sendo produções de diversos estados

  • Data: 30/08/2021 14:08
  • Alterado: 30/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Segunda coletânea da Mostra ‘Infâncias Plurais’ entra no ar no site do Itaú Cultural

Crédito:Divulgação

Você está em:

No dia 31 de agosto, terça-feira, o site do Itaú Cultural lança a segunda coletânea da Mostra Infâncias Plurais. Com postagens semanais até o dia 12 de outubro, essa mostra on-line reúne os 50 vídeos selecionados dentro do projeto homônimo, realizado no final do ano passado, cuja proposta foi inspirar produções culturais infanto-juvenis em pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

O resultado, são vídeos curtos e potentes, que buscam, de diversas perspectivas, por meio de audiovisuais, ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades. A mostra é voltada para este público e para adultos, educadores e artistas interessados em se deixar envolver por essa linguagem simples, poética, cativante e criativa presente nos vídeos. Os trabalhos fogem dos clichês das produções destinadas aos pequenos, ao tratá-los sobretudo, como sujeitos.

Esse projeto é realizado em parceria com o Instituto Alana e pode também ser visto  por outra perspectiva. Enquanto a mostra no Itaú Cultural é focada na fruição de coletâneas, formadas por vídeos que tenham uma conexão entre si, no Lunetas, cujas postagens semanais são às sextas-feiras, o público confere, além de uma outra seleção das produções exibidas, seu making off, com entrevistas dos participantes contando sobre o processo.

OS AUDIOVISUAIS

Os vídeos não têm fórmulas prontas. A grande tônica desse projeto é não oferecer caminhos conhecidos às crianças, mas deixar que elas mesmas criem suas próprias poéticas e interpretações a partir do que veem.

Dessa vez entram em cena o projeto pernambucano Riscação, em que o processo instigante da criação de um desenho entre uma mulher adulta e uma menina pode ser visto, entre as paredes e o chão, com giz e tinta guache. Outro, é Partes móveis, do Rio Grande do Sul. Nele, em um quarto, entre a cama e o guarda-roupa, diversas possibilidades de interação e movimento são descobertas, em uma brincadeira com os objetos em volta e o corpo. Casa em jogo [amarelo], de São Paulo, explora possibilidades criativas e divertidas dessa cor, resgatando, por meio de uma banana, diversas referências artísticas para deixar a imaginação das crianças fluir.

Pintar e brincar sempre, do Rio de Janeiro, ensina a dançar com o lápis em uma folha de papel, propondo que se observe o desenho e, conte a partir dele, se crie uma história. Fio da Meada, de São Paulo, mostra a trajetória de um fio de lã, que conecta duas pessoas e com ele, elas criam diferentes situações dentro de casa. Move Game, no Mato Grosso do Sul, mostra diferentes jogos eletrônicos tendo uma criança como protagonista das fases.

O projeto Infâncias Plurais foi desenvolvido para fomentar a produção de arte e cultura para crianças de sete a 14 anos. Essa formação totalmente on-line, realizada entre outubro e novembro de 2020, selecionou 400 participantes e foi composta por conversas virtuais com convidados, debates entre os participantes e laboratórios de criação de produtos culturais. Os 50 vídeos selecionados são parte desse processo de experimentação, tanto em relação ao formato, quanto ao conteúdo, no que diz respeito a exploração do universo da infância, a partir da troca entre pessoas de diferentes regiões e realidades. Vale assinalar ainda, que metade dos participantes eram de fora das capitais federais, dado que ressalta a diferença de perspectivas e a diversidade de ideias e contextos explorados nas produções. 

SERVIÇO: 

Mostra Infâncias Plurais

31 de agosto (terça-feira)
Com novas coletâneas de vídeos todas as terças-feiras até 12 de outubro
Em www.itaucultural.org.br

Compartilhar:

  • Data: 30/08/2021 02:08
  • Alterado:30/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados